Em simpósio, Ribeirão Pires apresentou projeto que amenizou o impacto da pandemia em ILPs
Equipe da vigilância em saúde da Estância esteve presente no evento apresentando trabalho desenvolvido no combate à Covid-19
- Data: 23/11/2023 09:11
- Alterado: 23/11/2023 09:11
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Crédito:PMETRP
Ribeirão Pires marca presença, até esta sexta-feira (24), no 9º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, realizado em João Pessoa, na Paraíba. No evento, a equipe de Vigilância em Saúde da Estância já apresentou trabalho desenvolvido para amenizar os impactos da pandemia da Covid-19 em ILPs (Instituições de Longa Permanência). Representando o município, estiveram a diretora de Vigilância em Saúde de Ribeirão Pires, Patrícia Bezerra, e a enfermeira Íris Silverio.
A iniciativa levada ao Simpósio pela equipe ribeirão-pirense foi promovida durante o auge da pandemia do coronavírus para a proteção da população idosa que reside nas ILPs. Processos e fluxos de comunicação entre os profissionais da Vigilância Municipal e das instituições, orientações técnicas para a prevenção à contaminação pelo vírus, a publicação de decretos de proibição de visitas presenciais no período de maior incidência da Covid-19, o monitoramento de moradores, a testagem permanente e a aplicação de vacinas in loco fazem parte do projeto da Prefeitura de Ribeirão Pires.
“Os idosos foram e são um público mais vulnerável à Covid-19. Em Ribeirão Pires, temos 11 ILPs, que abrigam mais de 250 pessoas. Com o estudo desenvolvido, conseguimos o objetivo de amenizar o impacto de infecções e letalidade da doença, com procedimentos humanizados e atuação próxima das instituições”, destacou a diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Patrícia Bezerra.
A equipe de Vigilância realiza acompanhamento e visitas constantes das Instituições de Longa Permanência da cidade. Apenas em 2023, Ribeirão Pires aplicou mais de 2 mil doses da vacina Pfizer Bivalente para os moradores, visando aumentar a proteção contra a Covid-19 e suas subvariantes.