Em Santo André a consciência da população é o que faz a diferença
A Prefeitura de Santo André e o Semasa alertam: é preciso que os cidadãos procurem alternativas para usar a água de maneira racional e inteligente, pois inúmeros reservatórios estão com baixo nível de água por falta de chuva. E justamente por isso, o Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (SEMASA) tem trabalhado incansavelmente […]
- Data: 17/09/2018 15:09
- Alterado: 17/09/2018 15:09
- Autor: Publieditorial
- Fonte: Semasa
Crédito:
A Prefeitura de Santo André e o Semasa alertam: é preciso que os cidadãos procurem alternativas para usar a água de maneira racional e inteligente, pois inúmeros reservatórios estão com baixo nível de água por falta de chuva.
E justamente por isso, o Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (SEMASA) tem trabalhado incansavelmente para alertar a população, reduzir desperdícios e ampliar a oferta de água para quem precisa.
Algumas de suas ações já tem feito a diferença na cidade, como o aumento do envio de água, que se deve a retomada de diálogo com a Sabesp. Já a operação Caça-vazamentos vem para solucionar e resolver vazamentos antigos que contribuem para o desperdício de água.
Assim como a Instalação de válvulas redutoras de pressão, que reduzem a força da água para níveis adequados, diminuindo os riscos de rompimentos nas redes do Semasa e também internas dos imóveis.
Além disso, a cidade conta também com um programa que troca constantemente os hidrômetros, ações mais eficazes de fiscalização, minicursos abertos a população, o lançamento de um app que facilita a comunicação entre cidade e cidadão, além de boletins informativos e muito mais.
A Prefeitura e o Semasa estão fazendo a sua parte, mas é a consciência do andreense que fará a diferença.
São as atitudes preventivas que irão colaborar para que não falte água no futuro, como: não deixar torneiras pingando, fechar a torneira enquanto escova os dentes, lava a louça ou faz a barba. Prestar atenção ao tempo que fica debaixo do chuveiro e evitar banhos demorados. Substituir mangueira por baldes de água e vassouras, checar se não há nenhum vazamento dentro de casa, regar as plantas a noite e reutilizar água sempre que possível.