Educação respira: um novo pulmão se forma em Santo André

Com quase 200 eventos ao longo de cinco dias, 1º Congresso de Educação realizado no município põe Santo André como protagonista do avanço neste setor

  • Data: 13/03/2024 17:03
  • Alterado: 15/03/2024 16:03
  • Autor: Rodilei Morais
  • Fonte: ABCdoABC
Educação respira: um novo pulmão se forma em Santo André

Prefeito Paulo Serra faz a abertura do 1º Congresso da Educação em Santo André na noite desta terça-feira (13)

Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC

Você está em:

A educação respira através de Santo André — começou nesta terça-feira (12) o primeiro congresso do setor realizado na cidade, reunindo mais de 28.000 inscrições em suas 192 palestras e eventos. O prefeito Paulo Serra abriu oficialmente o Congresso de Educação na noite de ontem, acompanhado do secretário Almir Cicote, da deputada Ana Carolina Serra e funcionários públicos desta pasta.

Abertura do Congresso de Educação foi feita pelos alunos do projeto Orquestra Locomotiva
Abertura do Congresso de Educação foi feita pelos alunos do projeto Orquestra Locomotiva (Imagem: Rodilei Morais/ABCdoABC)

Assumindo as rédeas por uma educação de qualidade, mais inclusiva, transformadora e equitativa, o município andreense recebe seus profissionais do setor — e também os de outras cidades — em um ambiente de propagação de conhecimento que deve plantar muitos frutos a serem colhidos no futuro. 

O Congresso da Educação é estruturado em oito eixos temáticos: Políticas Públicas e Gestão Escolar; Educação em Perspectiva; Educação Física, Arte e Cultura Corporal; Educação Especial e Inclusiva; Educação Ambiental e Sustentabilidade; Cooperação e Cultura de Paz; Relações Étnico Raciais e Diversidade; e Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia. Essa organização veio de uma organização dos próprios servidores da rede de ensino municipal, informou o Secretário de Educação Almir Cicote, em entrevista coletiva. 

Secretário de Educação em Santo André, Almir Cicote discursa na abertura do congresso
Secretário de Educação de Santo André, Almir Cicote discursa na abertura do congresso (Imagem: Rodilei Morais/ABCdoABC)

Além de abranger todos estes temas, diversas esferas da área marcam presença, seja ela através de seus profissionais ou cedendo espaços para a realização das palestras. “Estão envolvidas a nossa rede municipal, a rede do estado, as faculdades e colégios particulares, a Universidade Federal do ABC,” afirma Cicote

Congresso de Educação é Santo André de olho no futuro

“Hoje é um dia marcante para nossa história,” disse o prefeito Paulo Serra. “Apesar de termos uma educação de qualidade e uma equipe brilhante, a gente sabe que dá para melhorar mais, investir mais. Esse congresso é o começo de tudo isso,” declarou. 

O gestor comenta que, em todas as áreas contempladas no projeto Santo André 500 anos — que vai orientar o crescimento da cidade nas próximas três décadas — a educação é a que mais precisa de tempo para se ver os resultados é a educação. Tudo o que será debatido neste congresso é o que deve balizar o planejamento do setor neste horizonte.

Paulo Serra esteve acompanhado no evento pela primeira dama e deputada estadual Ana Carolina Serra e Maria, filha do casal
Paulo Serra esteve acompanhado no evento pela primeira dama e deputada estadual Ana Carolina Serra e Maria, filha do casal (Imagem: Rodilei Morais/ABCdoABC)

O tempo até o colher dos frutos é longo, mas a semente está plantada. “Estamos cada vez mais avançando para entregar a educação que desejamos para as nossas crianças,” complementa Almir Cicote.

Para mais informações sobre o Congresso de Educação e como se inscrever em suas palestras, visite a página oficial do evento.

Desdobramentos das políticas públicas de Santo André

Paulo Serra diz ainda estar feliz com o acontecimento de um congresso deste porte pois isso mostra que Santo André é capaz de receber grandes eventos. Ele conta que a rede hoteleira, neste momento, apresenta uma alta taxa de ocupação e restaurantes contam com diversas reservas. O prefeito destaca que isso é fruto da consolidação do polo gastronômico no município, associado também às atividades de turismo e culturais da cidade nos últimos anos.

Tais boas práticas não precisam ficar restritas aos limites municipais — políticas públicas que vem sido implantadas com sucesso em Santo André tem sido inspiração para outras cidades, . Serra espera que, com a presença de secretários e profissionais da educação de outros municípios, este setor também seja contagiado pelo que tem dado certo nas terras andreenses. Recentemente, a cidade recebeu um prêmio pelos seus índices de alfabetização, por exemplo.

Compartilhar:

  • Data: 13/03/2024 05:03
  • Alterado:15/03/2024 16:03
  • Autor: Rodilei Morais
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados