Educação é Compromisso do Governo
Secretaria de Educação avalia alunos da região para diagnosticar dificuldades já no início do semestre letivo
- Data: 07/08/2013 17:08
- Alterado: 07/08/2013 17:08
- Autor: Redação
- Fonte: Edunet
Crédito:
Avaliação de Aprendizagem em Processo é ampliada e agora aplicada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio
A Secretaria da Educação do Estado aplica um exame diagnóstico do ensino oferecido a 3,2 milhões de alunos da rede, sendo 1,4 milhão deles na região metropolitana da capital. Chamada de Avaliação de Aprendizagem em Processo, a prova está sendo realizada na primeira quinzena de agosto, em data definida de acordo com o cronograma de cada escola, para todos os matriculados do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.
Com os resultados, as unidades de ensino terão um mapeamento individual das principais dificuldades dos estudantes, para que sejam realizadas intervenções pontuais e personalizadas voltadas ao aprimoramento do conteúdo escolar oferecido às crianças, aos adolescentes e aos jovens. Este ano, pela primeira vez, a Secretaria ampliou o alcance da Avaliação de Aprendizagem para o 5º ano, todo o Ensino Fundamental II e todo o Ensino Médio. Até o ano passado, o diagnóstico era feito para os 6º e 7º ano, além das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.
Para trabalhar os dados resultantes da Avaliação, os professores recebem um manual chamado “Comentários e Recomendações Pedagógicas”. Este material auxilia no diagnóstico dos estudantes, com sugestão de intervenções de acordo com a defasagem apresentada. Na cartilha, estarão disponibilizados os apontamentos para que os professores possam identificar, por exemplo, as possibilidades que fizeram o aluno errar na resposta dos questionamentos e, com isso, planejar a recuperação contínua em sala de aula.
“A Avaliação de Aprendizagem em Processo é mais um mecanismo oferecido pela Secretaria para orientar e apoiar os professores e os alunos em sala de aula. O objetivo não é, portanto, dar nota para o desempenho de cada estudante e, sim, identificar a dificuldade de cada um e solucioná-la pontualmente”, afirma o Secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
A Avaliação mapeia conhecimentos em língua portuguesa e matemática. A prova de português terá 15 questões de múltipla escolha. Haverá ainda uma segunda avaliação na disciplina, voltada à produção de texto. Já a avaliação de matemática será composta de 10 questões. Esta prova será composta por questões objetivas e dissertativas.