Educação de Ribeirão Pires dá as boas-vindas aos novos estagiários

Estudantes de pedagogia, serviço social e psicologia farão parte do trabalho de fortalecimento da rede municipal de ensino, especialmente no pós-covid-19

  • Data: 24/06/2021 15:06
  • Alterado: 24/06/2021 15:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP
Educação de Ribeirão Pires dá as boas-vindas aos novos estagiários

Educação de Ribeirão Pires dá as boas-vindas aos novos estagiários

Crédito:PMETRP

Você está em:

Nesta quinta-feira, dia 24, a equipe gestora da Secretaria de Educação de Ribeirão Pires deu as boas-vindas aos novos estagiários que atuarão na área de Educação Especializada, no recém-criado serviço de Apoio Psicossocial Escolar – APSE e no ensino regular. Com a presença do prefeito Clóvis Volpi e da secretária da Pasta, Rosi Ribeiro de Marco, este foi momento de integração dos estudantes de pedagogia, psicologia, serviço social, letras e artes à rede municipal de ensino.

Relembrando o início de sua trajetória profissional como Educador, Volpi ressaltou aos novos estagiários a importância do trabalho que irão realizar junto às escolas e aos gestores do ensino municipal. “Eu escolhi ser professor, apesar de todos os desafios da época em que estudei. Atuar na Educação é extremamente importante. Muitos de vocês aqui vão se apaixonar pela sala de aula, vão se apaixonar pelo resultado final de seu trabalho, que é ver a formação de um aluno. As mudanças começam por vocês, que passam a integrar um time sério e comprometido”, disse.

A secretária de Educação, Rosi de Marco, apresentou brevemente a estrutura da rede municipal, formada por 33 unidades escolares que atendem do Ensino Infantil (parcial e integral) ao Fundamental II. As atribuições e expectativas de atuação também foram apresentadas aos estagiários.

“Vocês estão ingressando em nossa rede em um momento importante, em que nos preparamos para a retomada das aulas presenciais e já planejamos nosso trabalho para o pós-pandemia. Muitos dos estudantes, de alguma forma, foram impactados pelo coronavírus, seja pelo adoecimento ou perda de um familiar, pelos problemas financeiros causados pela crise, o distanciamento físico da escola. Tudo isso será acompanhado de perto, aluno por aluno, para garantir acolhimento e a adoção de medidas, quando necessárias, que possibilitem o pleno desenvolvimento da criança”, avaliou Rosi.

Este é o contexto da criação do APSE – Apoio Psicossocial Escolar. Equipe formada por psicóloga, assistente social e pedagogas do setor de inclusão escolar da Secretaria de Educação atuará diretamente no novo serviço, com a participação ativa dos novos estagiários de psicologia e de serviço social.

Os estagiários de pedagogia irão trabalhar como “auxiliares de sala”, junto aos professores titulares, no acompanhamento dos alunos atendidos pela Educação Especializada. Atualmente, a rede municipal de ensino tem cerca de 230 estudantes com algum tipo de deficiência, transtorno ou dificuldade específica de aprendizado. Essas crianças recebem o acompanhamento de especialistas da Secretaria de Educação, tanto no ensino regular, quanto em atividades pedagógicas direcionadas a suas necessidades, nas Salas de Recurso (que trabalham, no contraturno escolar, habilidades das crianças como complemento ao conteúdo das aulas regulares).

Já os estagiários de letras e de artes atuarão no ensino regular, nas atividades das áreas desenvolvidas pelas escolas municipais. No total, foram contratados pela Secretaria de Educação 95 estagiários. A rede municipal conta com cerca de sete mil alunos matriculados.

O ex-prefeito de São Caetano do Sul, médico e professor José Auricchio Júnior acompanhou a atividade. “A Educação é o grande vetor de transformação da sociedade. O ingresso de vocês na equipe é mais um passo que o prefeito Clóvis dá para construir uma cidade com mais qualidade de vida para seis moradores. O esforço é grande, ainda mais no momento em que vivemos, de pandemia. Este é um programa de estágio para a Educação dificilmente visto em termos quantitativos e qualitativos”, observou.

Participaram e conversaram com os novos estagiários as profissionais que integração o APSE e da Educação Especializada: Íris Li Portela Damásio (coordenadora psicossocial do APSE – Assistência Social), Solange Bruni (coordenadora psicossocial do APSE – Psicologia), e Valquíria dos Santos Servilha (coordenadora educacional – Educação Inclusiva). Profissionais da Orientação Educacional e Supervisão Escolar da Secretaria de Educação também se apresentaram aos novos profissionais.

Imunização dos novos estagiários da Educação – Dentro do compromisso da Prefeitura de imunizar todos os profissionais que atuam na Educação da cidade contra o coronavírus, a Secretaria de Saúde realizou na manhã desta quinta-feira, dia 24, a vacinação dos novos estagiários que atuarão na rede municipal. Além desses, a Prefeitura já aplicou a primeira dose em 2.500 trabalhadores da Educação, acima dos 18 anos, que atuam em Ribeirão Pires.

Compartilhar:

  • Data: 24/06/2021 03:06
  • Alterado:24/06/2021 15:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados