Educação de Diadema coordena live em homenagem a Paulo Freire nesta quinta (12)
Evento virtual, organizado em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, começa às 19h e terá como um dos temas o legado do educador que completaria 100 anos em setembro
- Data: 12/08/2021 11:08
- Alterado: 12/08/2021 11:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Divulgação/Prefeitura de Diadema
Diadema tem como patrono da Educação ninguém menos do que Paulo Freire, um dos mais estudados e pesquisados autores brasileiros mundo afora. E, para abrir as atividades em homenagem ao seu centenário, celebrado no próximo dia 19 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, realizam nesta quinta-feira (12), a partir das 19h, evento online que trará, entre outros temas, o legado do educador pernambucano.
A abertura contará com a participação de reitores de universidades da região, do prefeito José de Filippi Júnior e autoridades dos outros sete municípios que integram o Consórcio. Todos eles discorrerão sobre os métodos inovadores do educador pernambucano e o seu imenso legado deixado a gerações inteiras de professores e estudantes de diversas partes do mundo. Também está programada uma apresentação cultural com o cordelista Moreira de Acopiara e uma palestra sobre educação popular, cultura popular, cultura corporal de movimento com o professor e mestre em Educação Moacir Gadotti.
“Paulo Freire ajudou a pensar e propor práticas para a educação do município desde a década de 1980. Dadas suas importantes contribuições para o fortalecimento da gestão democrática e de uma prática libertadora de educação na região, comemorar o ano do centenário de seu nascimento é uma forma de reconhecer a identidade, a história da educação de Diadema e fortalecer esse legado na reinvenção necessária na atualidade”, exalta a secretária de Educação, Ana Lúcia Sanches, que também fará a apresentação dos convidados durante a live.
O evento será transmitido pelo YouTube do Consórcio ( www.youtube.com/consorcioabc) e também conta com a participação das secretarias de Esporte e Lazer e Cultura.
Patrono da Educação em Diadema
O Legislativo de Diadema aprovou em 25 de março deste ano o projeto de lei do vereador e presidente da Câmara, Josa Queiroz (PT), que instituí Paulo Freire como patrono da Educação na cidade. “A inesquecível luta de Paulo Freire foi para garantir que todas as pessoas pudessem ser alfabetizadas e terem o direito de ler e de escrever. Paulo, no entanto, ainda é incompreendido por aqueles que têm o péssimo hábito de diminuir o trabalho de um educador tão aclamado e seguido por milhares no exterior até hoje, disse à época o parlamentar municipal.
A relação de Freire com Diadema vai muito além da influência teórica. O educador esteve na cidade por diversas vezes ao longo de sua trajetória, sobretudo para participar de congressos de Educação. Não à toa, ele é a grande inspiração do trabalho realizado pela Rede Municipal de Educação – e também para grande parte de seus profissionais.
Em todo o mundo, cerca de 350 escolas e instituições, como bibliotecas e universidades, levam o seu nome como forma de homenagem. Em 2005, a deputada Luiza Erundina criou um projeto de lei para reconhecer Paulo Freire como Patrono da Educação Brasileira, sancionado em 2012 por meio da Lei 12.612/12 pela então presidente Dilma Rousseff.