Eclipse solar poderá ser visto parcialmente no Brasil na próxima segunda-feira

Fenômeno total poderá ser observado no Chile, na Argentina e no sul dos oceanos Pacífico e Atlântico. No Brasil, poderá ser visto de forma parcial

  • Data: 11/12/2020 13:12
  • Alterado: 11/12/2020 13:12
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
Eclipse solar poderá ser visto parcialmente no Brasil na próxima segunda-feira

Eclipse solar total da tarde da próxima segunda-feira

Crédito:Nasa

Você está em:

Na tarde da próxima segunda-feira, 14, um eclipse solar total poderá ser observado no Chile, na Argentina e no sul dos oceanos Pacífico e Atlântico.

As cidades chilenas de Temuco e Villarrica estão entre os melhores locais para o fenômeno ser observado. Em outros países da América do Sul, como no Brasil, no Peru e na Bolívia, será visto de forma parcial.

O fenômeno que faz o dia se transformar em noite por alguns minutos ocorre quando a Lua se interpõe entre o Sol e a Terra. “Como a Terra gira ao redor do Sol num plano, supondo que o Sol esteja no centro da face superior de uma mesa, a Terra se move em torno do Sol no nível desta superfície. Ao mesmo tempo, a Lua gira em torno da Terra, mas o plano de órbita lunar é inclinado um pouco mais de 5º em relação à face da mesa e geralmente a Lua passa acima ou abaixo do Sol. Mas quando a Lua cruza o plano da órbita da Terra, entre o Sol e o nosso planeta, e todos ficam alinhados, ocorre um eclipse solar”, explica Paulo Sergio Bretones, professor do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Onde poderá ser visto no Brasil?

Em cidades das regiões sudeste, sul e centro-oeste.

Em São Paulo, o eclipse começará às 12h45 (horário de Brasília), quando a Lua Nova começará a ‘tocar’ o disco do Sol. “A Lua irá cada vez mais ocultar o disco do Sol até que, às 14h04, o Sol terá 43% de seu diâmetro coberto pelo nosso satélite. Nesse momento, quando 31% da área do Sol for obscurecida pelo disco lunar, estará a 62 graus de altura sobre o horizonte. Então, a Lua começará a sair da frente do Sol até que às 15h16min sairá por completo”, explica Bretones.

Em Porto Alegre, o fenômeno poderá ser visto parcialmente a partir das 12h23 (horário de Brasília). A previsão é de que 60% do disco do Sol esteja encoberto pela Lua às 13h50. O eclipse solar parcial deve durar até as 15h12.

Em Cuiabá, o eclipse parcial começará às 11h33 (horário de Brasília), com previsão de término às 13h29. A visão máxima está prevista para as 12h32.

Quais os cuidados recomendados?

Mesmo com a possibilidade de acompanhar transmissões por sites e redes sociais, o professor do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar aconselha que as famílias aproveitem este momento olhando para o céu. “É possível prestigiar o fenômeno mesmo com a pandemia da covid-19, tomando todos os cuidados com uso de máscara facial e mantendo o distanciamento social, e também tomando as medidas de segurança para evitar olhar diretamente para o Sol sem proteção adequada”, orienta ele.

Durante o eclipse, é muito perigoso observar o Sol diretamente, pois ele pode produzir queimaduras na retina, causando cegueira. “É extremamente perigoso olhar para o Sol com qualquer instrumento óptico como binóculos, lunetas, telescópio sem filtros especiais ou mesmo uma máquina fotográfica. Veja o que acontece quando se queima uma folha utilizando-se uma lente para focar a luz do Sol. Não se deve usar óculos escuros, vidros esfumaçados, radiografias ou negativos de filmes revelados, pois podem não bloquear as radiações não visíveis como o infravermelho e o ultravioleta. Contudo, existem óculos para observação solar com filtro de mylar. Deve-se tomar o cuidado de observar o fenômeno com um filtro apropriado e o mais indicado seria o usado em máscara de soldador número 14, disponível em lojas de ferragens, pois eles bloqueiam os raios solares que prejudicam à saúde”, aconselha Bretones.

Segundo o especialista, melhor ainda seria projetar a imagem do Sol numa tela. “Se for utilizado um instrumento, como uma pequena luneta ou binóculo, deve-se alinhá-lo com o Sol, sem observá-lo e colocar um anteparo com a imagem do Sol no foco. Pode-se cobrir um pequeno espelho com um papel com um orifício e projetar a imagem do Sol numa parede”, disse.

Transmissões ao vivo

A partir das 11h40 (horário de Brasília) da próxima segunda-feira, a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) irá transmitir o momento em que a Lua Nova cobrirá todo o disco do Sol durante o último eclipse solar total de 2020. Acesse aqui.

O eclipse que poderá ser visto em sua totalidade em cidades do Chile, Argentina e no sul dos oceanos Pacífico e Atlântico também pelo site Time and Date.

Neste ano, contando o do dia 14, serão ao todo seis eclipses, dois do Sol e quatro da Lua, sendo que os eclipses lunares foram mais difíceis de serem observados.

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados