Docentes do Senac São Paulo dão dicas para comprar com segurança durante a Black Friday
Uso de cartões virtuais, verificação do site e cuidados no uso de equipamentos de terceiros são algumas das orientações para não cair em fraudes
- Data: 24/11/2021 11:11
- Alterado: 24/11/2021 11:11
- Autor: Redação
- Fonte: Senac São Paulo
Crédito:Rovena Rosa - Agência Brasil
Embora já exista a flexibilização da quarentena e o comércio tenha retomado os atendimentos presenciais, o número de vendas on-line cresceu de forma significativa. Após um ano e meio de pandemia, o e-commerce no Brasil totalizou quase 1,59 milhão de lojas on-line em 2021, sendo 22,05% a mais do que em 2020, quando o comércio digital saltou 40%. A variação indica que, na média, no último ano, 789 novas lojas on-line foram criadas por dia no país, com um ritmo de crescimento, de acordo com a 7ª edição da pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, realizada em parceria do PayPal Brasil e da BigDataCorp*.
Esse número deve aumentar, já que mesmo com um volume relevante de lojas, ainda há espaço para o crescimento do segmento no país, uma vez que apenas 6,19% do varejo brasileiro faz vendas on-line. Boa notícia de um lado, mas um ponto de atenção do outro, infelizmente, essa alta fez crescer também o número de golpes na internet. Diante deste cenário, como redobrar a segurança para não cair em golpes durante a Black Friday?
Para Vera Volpato docente da área de vendas do Senac São Paulo, verificar a reputação da loja é importante para evitar prejuízos. “Essa dica é válida especialmente para compras em lojas pouco conhecidas, já que temos muitas novas opções desde o início da pandemia. Antes de fechar a compra, verifique a reputação da loja entre os compradores, não apenas nos comentários dos próprios produtos, mas em sites específicos de reclamações, na lista de sites fraudulentos do Procon e, até mesmo, por meio de buscas em portais de pesquisas da internet”, pontua Vera.
“Atualmente, muitas lojas de grande varejo são marketplace, ou seja, permitem que outras lojas vendam dentro do seu sistema. Nesse caso, o cuidado também é necessário, pois podem trazer complicações na hora da entrega. Por isso, certifique-se de comprar onde a entrega seja garantida pela loja de maior reputação”, complementa a docente.
Com a grande aderência da população pela praticidade do on-line, a segurança passou a ser um ponto ainda mais importante e, não basta, por exemplo, apenas ter um antivírus instalado. Para Klaibert Miranda, docente da área de tecnologia da informação do Senac São Paulo, é necessário estar bastante atento quando for efetuar alguma compra ou atividade pela internet para evitar cair em golpes dessa época. Confira outras dicas importantes compartilhadas por ele:
• Sempre verifique o endereço digitado
Existem golpistas que se aproveitam da distração do usuário na hora de digitar o endereço do site. Geralmente são domínios parecidos com os originais, com pouca diferença, que abrem um site exatamente igual, com o objetivo de roubar os dados e cometer fraudes.
• Certifique-se que a loja é segura
Tão importante quanto conferir o endereço digitado (na dúvida, digite o nome da loja no buscador) é observar se, à esquerda do endereço, existe um cadeado. Ele indica uma conexão segura, onde os dados fornecidos são criptografados (codificados), impedindo que sejam lidos, mesmo se interceptados.
• Prefira o cartão de crédito virtual
Sempre que a forma de pagamento escolhida for cartão de crédito, prefira utilizar o número de cartão virtual ao invés de expor os dados do seu cartão físico. O cartão on-line tem números que mudam a cada uso, o que torna a transação mais segura. Essa opção é gratuita e pode ser gerada no aplicativo do seu banco.
• Confira se a loja virtual compartilha dados de registros obrigatórios
Verifique se a loja apresenta no site, normalmente no rodapé, informações obrigatórias como CNPJ, razão social, endereço físico, telefone, e-mail ou formulário para contato. Não deixe de consultar o CNPJ no site da receita federal para ter certeza de que é válido e que coincide com os dados informados.
• Atenção ao usar um equipamento que não seja o seu!
Quando utilizar um equipamento que não é seu, jamais navegue em um site que já esteja aberto, pois golpistas deixam páginas falsas abertas na esperança de que alguém navegue acreditando ser a verdadeira para interceptarem os dados. Prefira fechar o navegador, abrir novamente e em seguida digitar o endereço desejado.
• Desconfie de preços muito abaixo da média
O produto que você deseja tem um preço médio, desconfie de diferenças exorbitantes nos valores anunciados, especialmente em lojas de menor credibilidade. Pode parecer tentador, mas não existe mágica no e-commerce e, normalmente, preços muito abaixo da média são indicadores de golpes. Se quiser conhecer o preço aproximado de um produto nos últimos meses, basta digitar o que deseja comprar no campo de busca em sites especializados para consultas e observar o gráfico que aparece logo abaixo na página de resultados, com a comparação do mesmo produto em diferentes lojas. Isso irá evitar que você caia em descontos falsos que tentam se aproveitar das compras extras que a data gera.
• Caiu em algum golpe? O que fazer agora?
Caso identifique uma fraude, guarde o máximo de provas possíveis (fotos do site, endereço, produto, telas de confirmação de compra etc.), sites assim tendem a sair do ar rapidamente. Se o pagamento foi realizado no cartão de crédito, conteste as compras e bloqueie o cartão informando a fraude assim que a perceber. Faça um boletim de ocorrência e denuncie a loja para evitar que mais pessoas sejam vítimas da mesma fraude.
As orientações acima apontam para os cuidados ao realizar compras em qualquer tipo de site, no entanto, para aumentar a sua proteção, utilize senhas seguras em lojas on-line e jamais a repita a mesma senha em dois ou mais serviços. Uma boa dica é combinar letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos, se precisar, use um gerenciador de senhas. Mantenha um bom antivírus instalado e atualizado, não clique em links suspeitos – seja no e-mail ou em aplicativos de troca de mensagens – e evite as compras por impulso, separando antes a lista de produtos que deseja comprar. Se possível, marque o que necessita como favorito na loja de sua preferência, pois isso garante que você voltará aos caminhos seguros que já percorreu antes.
Com todas essas dicas aplicadas você estará seguro para comprar on-line. Aproveite a Black Friday e boas compras!
Fonte*: Perfil do e-commerce brasileiro