Doação de órgãos como causa de vida
Ex-aluna do Centro Universitário Anhanguera de Santo André criou serviço de procura de órgãos e tecidos; Audiência pública discutirá o tema na Câmara Municipal
- Data: 25/09/2013 11:09
- Alterado: 25/09/2013 11:09
- Autor: Redação
- Fonte: Alfapress
Crédito:
Nessa sexta-feira (27) comemora-se o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos. A data tem um valor especial para a ex-aluna do curso de pós-graduação em Administração Hospitalar do Centro Universitário Anhanguera de Santo André, Wilma Maria de Moraes Carvalho Rosa. Ela presidirá Audiência Pública sobre o tema, às 10 horas, na Câmara Municipal de Santo André.
Na ocasião, Wilma contará um pouco de sua atuação, frente o Instituto Paulista de Educação em Saúde (IPES), que tem como uma das principais metas a criação do serviço de procura de órgãos e tecidos em um hospital público da Região do ABC.
A ideia que surgiu de um trabalho acadêmico desenvolvido durante o curso de pós-graduação na Anhanguera para auxiliar quem está na fila nacional do transplante e também para suas famílias.
O projeto de Wilma já rendeu frutos. Um deles foi o convite para ser membro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA). “A criação de uma organização de procura de órgãos no ABC visa ajudar a minimizar o sofrimento de beneficiários do Estado e da Federação que aguardam em Fila Única de Espera do SUS”, explica a pesquisadora.
A idealizadora do projeto reconhece que o desafio é grande, muitas pessoas aguardam por um transplante na região do ABC. Mas Wilma não desanima.
“Um dia quando as minhas pétalas caírem, gostaria de transferir todo o meu perfume para as outras flores”, finaliza.
Os interessados em inscrever familiares ou entes queridos na Fila Única de Transplantes do SUS-Sistema Único de Saúde podem entrar em contato com o IPES pelos telefones (11) 2762-3873 ou (11) 9 99165-7991.