Diocese de Santo André comemora 65 anos com Jubileu de Safira

Na noite desta segunda-feira, 22 de julho, o Diocese Santo André realizou um Jubileu de Safira, aberto ao público, para comemorar o aniversário da igreja

  • Data: 23/07/2019 17:07
  • Alterado: 22/08/2023 21:08
  • Autor: Nicole Defillo
  • Fonte: Diocese Santo André
Diocese de Santo André comemora 65 anos com Jubileu de Safira

Crédito:Odair Júnior/ABCdoABC

Você está em:


Criada no dia 22 de julho de 1954, o Diocese Santo André realizou um Jubileu de Safira em comemoração aos seus 65 anos na noite desta segunda-feira, 22 de julho. A missa foi aberta ao público e reuniu as diversas gerações do ABC Paulista.

Apesar de ser um marco importante para a cidade e para a região, muitas pessoas não sabem como foi o processo de criação, expansão e as dificuldades pela qual a igreja passou durante todos os seus anos de existência. De acordo com o Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, a Diocese começou pequena, mas com a ajuda de uma figura muito importante. “A Diocese de santo André foi criada em 1954 e instalada no mesmo dia, por uma bula do Papa Pio XII. Na época, a igreja abrangia três municípios: Santo André, São Bernardo e São Caetano e contava com 16 paróquias”.

Segundo o Bispo, atualmente, a Diocese possui mais do que o quíntuplo do número inicial de paróquias e uma abrangência maior pela região do ABC. “Hoje ela abrange os sete municípios da região do ABC e possui uma extensão de 105 paróquias”.

O objetivo da igreja proposta pela bula do Papa Pio XII, era e ainda é, apoiar as necessidades dos fiéis e ser solidaria com a comunidade. “O Concílio, responsável pela sua criação, propôs para a Região do ABC uma igreja de comunhão, participação, evangelizadora, que fosse aberta às necessidades do povo, e a igreja de Santo André possui essa caminhada”, afirma o Bispo.

Apesar das conquistas, a história da Diocese não foi feita somente de memórias positivas do passado da comunidade que a cerca. De acordo com os registros, primeiro bispo, Dom Jorge, lutou pela promoção humana dos operários e das crianças órfãos. O segundo bispo, Dom Cláudio, na época da ditadura e durante das greves, continuou ajudando às famílias dos grevistas e buscou apoiar o povo.  

O Bispo Dom Pedro reforça que, além dos religiosos, as pessoas da região fazem parte de uma grande parcela dessa trajetória. “Queremos agradecer a Deus e a tantas e tantas pessoas por fazerem parte da caminhada desta igreja”.

Compartilhar:
1
Crédito:Odair Júnior/ABCdoABC
1
Crédito:Odair Júnior/ABCdoABC
1
Crédito:Odair Júnior/ABCdoABC
1
Crédito:Odair Júnior/ABCdoABC

  • Data: 23/07/2019 05:07
  • Alterado:22/08/2023 21:08
  • Autor: Nicole Defillo
  • Fonte: Diocese Santo André









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados