Diadema realiza a 12ª edição do Grito da Diversidade LGBTQIA+
Grito da Diversidade LGBTQIA+ será realizado no dia 10 de julho, a partir das 13 horas, na Praça da Moça
- Data: 01/07/2022 10:07
- Alterado: 17/08/2023 01:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
12ª edição do Grito da Diversidade LGBTQIA+
Crédito:Dino Santos
Contra a LGBTfobia, defenda a cidadania! É este o mote da 12ª edição do Grito da Diversidade LGBTQIA+ Diadema, que será realizado no dia 10 de julho, a partir das 13 horas, na Praça da Moça, região central da cidade. Organizado pela Associação Viva Diversidade, o evento é realizado desde 2010 e visa destacar a importância de ações afirmativas que garantiam os diretos e o exercício pleno da cidadania da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros. O evento vai contar com a apresentação de DJs e de diversos artistas da comunidade.
Em decorrência da pandemia de Covid-19, o Grito da Diversidade Diadema não foi realizado em 2020. Em 2021, a programação foi online, com transmissão pelas redes sociais, direto do Teatro Clara Nunes. No ano passado o tema foi “Combatendo a LGBTfobia em tempos de pandemia”. “Ao longo destes anos todo o trabalho da associação foi focado em dar suporte e ajuda à população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade e ampliar o atendimento psicológico virtual que ofertamos”, afirmou a presidente da Associação Viva Diversidade, Lelia Batista Alves.
O tema deste ano, explica Lelia, visa propor uma reflexão sobre o momento político que o País atravessa, de avanço de pautas conservadoras e ataques às minorias, e conscientizar toda população LGBTQIA+ para votar na eleição de outubro em pessoas que lutem pela promoção de direitos da comunidade LGBTQIA+. “Nosso evento ocorre quase um mês depois da Parada LGBT de São Paulo, o maior evento do mundo, e é importante fazermos a discussão local, trazer o debate para o nosso município, discutirmos nossas particularidades com o governo municipal e com o legislativo”, afirmou. “O nosso Grito é uma forma de garantir representação e de demarcar espaço nas políticas públicas, sejam municipais ou estaduais. Só assim a população LGBTQIA+ mostra sua cara”, completou.
A Prefeitura de Diadema é parceira na organização do evento desde a primeira edição, em 2001. O coordenador de Políticas de Cidadania e Diversidades da Prefeitura de Diadema, Robson de Carvalho, lembrou que o papel da Coordenadoria é reafirmar o compromisso da atual gestão com a comunidade LGBTQIA+ em manter a luta contra a discriminação e pela promoção da cidadania da população na cidade. “Também reafirmamos o compromisso de realizar o 12º Grito da Diversidade, mantendo os princípios de autonomia, independência e diversidade de ideias”, explicou. “Somos parceiros do movimento e da comunidade LGBTQIA+, e apoiar essa manifestação de direitos é contribuir para que esse movimento não se enfraqueça na sua luta por liberdade e por direitos”, citou.
SERVIÇO:
12ª edição do Grito da Diversidade LGBTQIA+ Diadema
Dia 10 de julho, a partir das 13 horas
Praça da Moça, Centro de Diadema