Diadema vai receber recurso para compra de viaturas
Prefeitura de Diadema vai receber R$100 mil de emenda parlamentar para compra de viaturas para Guarda Civil Municipal (GCM)
- Data: 20/02/2019 11:02
- Alterado: 20/02/2019 11:02
- Autor: Keila Macedo
- Fonte: Secom Diadema
Crédito:Thiago Benedetti
O secretário de Defesa Social de Diadema, Paulo Alexandre Fagundes, esteve nesta terça-feira, 19/2, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em audiência com o deputado estadual Coronel Telhada.
Na ocasião, o secretário apresentou o projeto do programa Anjos da Lei, que visa o trabalho de policiamento preventivo nos 13 bairros da cidade, por meio da presença policial, com objetivo de construir a percepção de segurança e solicitou oficialmente recursos para execução do projeto.
“A Administração Municipal vem trabalhando com planejamento, integração e inteligência. Precisamos reforçar o patrulhamento da GCM em todos os bairros com objetivo de promover a manutenção da paz pública”, afirmou Fagundes. O programa Anjos da Lei tem como meta também aproximação e o acompanhamento diário da comunidade estudantil, comercial e o reforço da segurança dos prédios públicos.
O deputado Telhada aprovou o projeto e garantiu o envio de emenda parlamentar para compra de veículos para GCM de Diadema. “Vou enviar para Diadema R$100 mil para compra de viatura. Sabemos da necessidade e da importância do trabalho de segurança pública realizado pelos municípios”, afirmou.
Com base na estimativa do IBGE de 2018, Diadema tem aproximadamente 420 mil habitantes num território de 30,6Km², e as demandas de segurança pública acompanham a complexidade do assunto, somada as questões geográficas e sociais, exigindo do setor público um olhar arrojado na construção de politicas públicas capazes de proporcionar avanços.
A GCM foi criada pela Prefeitura, por meio da Lei Complementar Municipal nº 100, de 12 de novembro de 1999. Em seu artigo 2º, a lei estabelece que ela “é uma corporação uniformizada e armada, de caráter civil, com estrutura, hierarquia e disciplina fundamentados nas Constituições Federal e Estadual, na Lei Orgânica do Município de Diadema, com Estatuto e Regulamento Disciplinar, atuando em consonância com princípios éticos, com a promoção e valorização do respeito e proteção à dignidade da pessoa humana, à justiça social e à compreensão das diversidades”.