Diadema recebe prêmio por uso de tecnologia digital na solução de demandas
Município é reconhecido pelo engajamento e participação na utilização do aplicativo Colab; em pouco mais de um ano, índice de solução das demandas ultrapassa 70%
- Data: 24/10/2023 19:10
- Alterado: 24/10/2023 19:10
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:Divulgação PMD
A tecnologia de transformação digital tem tornado a Prefeitura de Diadema cada vez mais inteligente e a participação da população também tem destaque no aperfeiçoamento das ações do poder público. Reconhecimento disso é o Prêmio Colab 2023, na categoria Prefeitura Participativa e Engajada, que Diadema recebeu nesta terça-feira (24/10). O aplicativo, lançado em agosto de 2022, permite ao morador registrar demandas de zeladoria e outras áreas e responder enquetes com apenas alguns cliques.
Em pouco mais de um ano, Diadema se destacou pelo trabalho desenvolvido pela Secretaria de Comunicação no engajamento das redes sociais para estimular o uso da ferramenta digital no registro dessas demandas.
“O intuito é ouvir o cidadão para que tenha uma melhoria nos serviços ofertados e estreitar o relacionamento entre a Administração e o munícipe. Estou muito feliz. Diadema está no caminho para se tornar uma cidade cada dia mais inteligente”, afirma a gerente de relacionamento entre áreas da Secretaria de Comunicação, Vanessa Gomes. “Não é só um aplicativo de solicitação de serviços já que as sugestões da população e o mapeamento das demandas auxiliam na construção de estratégias e políticas públicas”, explica.
Um exemplo disso é a demanda por tapa buracos. Quando as solicitações entravam via solicitação impressa, não era possível visualizar, num primeiro momento, quantos pedidos tinham para determinada área. Hoje, a ferramenta digital permite verificar quantos pedidos semelhantes têm em um determinado bairro ou via, informação fundamental para determinar a estratégia de ação para resolver o problema no menor tempo possível.
Para a secretária de Comunicação, Martha Romano, com o engajamento das redes sociais da Prefeitura foi possível aperfeiçoar a relação entre Prefeitura e comunidade. “Uma das tarefas que o prefeito Filippi me passou foi a de ampliar os canais de comunicação com o cidadão diademense. Nesse sentido, o uso de tecnologia é fundamental para aproximar a população da Prefeitura de maneira mais eficiente”, ressalta.
Na sua mão
Atualmente, o Colab Diadema possui 5.402 usuários registrados. Desde o lançamento do aplicativo, já foram registradas 10.948 solicitações. Dessas, 8.023 foram completamente resolvidas e as demais estão em andamento, o que representa mais de 70% de resolução das demandas.
Além da gerente de relacionamento entre áreas, Vanessa Gomes; da responsável pelo mapeamento de dados, Gabriela Fernandes; e da estagiária Celine Bragança; a equipe conta com a colaboração de profissionais em todas as secretarias para auxiliar na pronta resposta, atendimento e solução das demandas.
As solicitações podem ser feitas pelos telefones 156 e 0800 77 04 348 ou pela ferramenta digital. Para fazer o download do aplicativo no seu celular, acesse a loja do aparelho ou clique nos links abaixo: