Diadema recebe novo lote com 7.110 doses de vacinas contra a covid-19

Nesta quinta-feira (27), a Central de Imunobiológicos da Secretaria Municipal da Saúde de Diadema recebeu mais uma remessa de vacina contra a covid-19, desta vez do laboratório AstraZeneca

  • Data: 28/05/2021 10:05
  • Alterado: 28/05/2021 10:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Diadema recebe novo lote com 7.110 doses de vacinas contra a covid-19

Diadema recebe novo lote com 7.110 doses de vacinas contra a covid-19

Crédito:Tatiana Ferreira

Você está em:

São 7.110 doses e, com isso, a partir de hoje (28), as equipes de saúde da cidade darão início a aplicação das primeiras doses em pessoas entre 40 a 44 anos com deficiência permanente que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e pessoas com comorbidades previstas pelo Ministério da Saúde.

Para agilizar a aplicação nos postos de vacinação é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço e cartão do SUS/carteirinha da Unidade Básica de Saúde (UBS), além de documento comprobatório da comorbidade por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica. Os cadastros previamente existentes em UBS também podem ser utilizados.

O município segue o cronograma estabelecido pelo Estado de São Paulo, ou seja, já estão sendo vacinados e também elegíveis para vacinação, os seguintes grupos prioritários:

– Pessoas acima de 60 anos

– Profissionais da educação e segurança. Em relação aos profissionais de saúde, desde 28/04/2021 o município vacina primeiras doses apenas para novos profissionais de saúde ingressantes dos serviços públicos de saúde (municipal ou estadual). Estes serão vacinados em seus locais de trabalho. Assim que houver recebimento de novo lote destinado a vacinação deste grupo prioritário, a aplicação será retomada

– Síndrome de Down, pacientes em diálise e transplantados imunossuprimidos (18 a 59 anos)

– Pessoas com deficiência permanente que recebem BPC (50 a 59 anos)

– Pessoas com comorbidades previstas pelo Ministério da Saúde (50 a 59 anos)

– Grávidas e puérperas com comorbidades (acima de 18 anos)

– Motoristas e cobradores de ônibus

– Pessoas com deficiência permanente que recebem BPC (45 a 49 anos)

– Pessoas com comorbidades previstas pelo Ministério da Saúde (45 a 49 anos)

– Pessoas com deficiência permanente que recebem BPC (40 a 44 anos): a partir de 28 de maio

– Pessoas com comorbidades previstas pelo Ministério da Saúde (40 a 44 anos): a partir de 28 de maio.

Pessoas com comorbidades

As comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde que entram no grupo prioritário são:

– doenças cardiovasculares

– insuficiência cardíaca (ic)

– cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e hipertensão pulmonar

– cardiopatia hipertensiva

– síndromes coronarianas

– valvopatias

– miocardiopatias e pericardiopatias

-doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas

– arritmias cardíacas

-cardiopatias congênitas no adulto

– próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados

– diabetes mellitus

– pneumopatias crônicas graves

– hipertensão arterial resistente (har)

– hipertensão arterial – estágio 3

– hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade

– doença cerebrovascular

– doença renal crônica

– imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com hiv; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer)

– anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)

– obesidade mórbida

– cirrose hepática

O município segue as orientações e diretrizes do Documento Técnico da Campanha de Vacinação Contra a COVID-19 elaborado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), do Governo do Estado de São Paulo. Veja a versão mais atualizada aqui

Especificamente para os Hipertensos será exigida a comprovação do estadiamento da doença para verificar a gravidade e a elegibilidade para a vacinação. O Hipertenso deve apresentar relatório médico indicando ser Estágio 3, Estágio 1 e 2 com lesão de órgão alvo, ou apresentar prescrição/receita médica:

– Para a faixa etária de 40 a 54 anos, a receita médica deve conter 3 (três) ou mais medicamentos ANTI-HIPERTENSIVOS na mesma receita (atualizada nos últimos 12 meses).

– Para a faixa etária de 55 a 59 anos, a receita médica deve conter 2 (dois) ou mais medicamentos ANTI-HIPERTENSIVOS na mesma receita (atualizada nos últimos 12 meses).

Balanço vacinação

Até o momento, Diadema aplicou 108.898 doses de vacina contra a covid-19, sendo 72.028 primeiras doses e 36.870 segundas doses. Segundo dados da Vigilância em Saúde do município, até o dia 25 de maio, Diadema já atingiu 95% de cobertura de primeira dose (D1) nos idosos acima de 60 anos e 51% de cobertura das segundas doses (D2). Levando em consideração o público em geral elegível para tomar a vacina, a cidade está com 87% de cobertura da D1 e 51% da D2. 

Entre os grupos que mais se protegeram com a primeira dose estão idosos de 80 a 84 anos (123%); 85 a 89 anos (121%); trabalhadores da saúde (111%); pessoas com idade entre 60 a 64 anos (110%), de 75 e 79 anos (100%), maiores de 90 anos (97%) e 65 a 69 anos (90%). O público com menor adesão, até o momento, são os idosos na faixa etária de 70 a 74 anos (69%).

As equipes da Atenção Básica vão fazer busca ativa para vacinar as gestantes e puérperas com comorbidades, as pessoas com comorbidade e esse público de 70 a 74 anos que ainda não se vacinaram em tempo oportuno.

Para incentivar a vacinação e ampliar o acesso, neste sábado (29), das 8h30 às 16h, a SMS vai abrir o Quarteirão da Saúde exclusivamente para quem faz parte dos grupos prioritários e ainda não tomou a vacina contra a covid-19. Não será preciso agendar. Só comparecer ao local com os documentos necessários. Ao longo da próxima semana, a vacinação volta a ser feita nos 20 postos de vacinação: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19

Novo cronograma: inclusão de novos grupos prioritários

O Governo do Estado anunciou a projeção de que São Paulo comece a vacinar quem tem de 55 a 59 anos a partir de 1° de julho, encerrando a primeira fase de imunização desse grupo até 20 de julho.

Também em julho, entre os dias 21 e 31, o estado de SP completa a imunização dos profissionais da educação, com idade entre 18 e 46 anos.

A expectativa é de que São Paulo vacine quem tem de 50 a 54 anos entre 2 e 16 de agosto, enquanto quem tem de 45 a 49 anos poderá se vacinar a partir do dia 17 de agosto.

Vacinação influenza

Neste sábado (29/05), das 8h30 às 16h, as 20 UBS de Diadema vão participar do Dia D de Vacinação Contra Influenza. Não é necessário agendamento prévio.

Quem vai poder vacinar: pessoas com mais de 60 anos e professores de escolas públicas e privadas (escola básica e universidades), crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes de qualquer idade gestacional, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde.

Documentos necessários: carteira de vacinação, documento pessoal com foto e, se possível, o cartão SUS. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados de um dos pais ou responsáveis.

A vacina contra a Influenza pode ser aplicada simultaneamente com qualquer outra vacina do Programa Nacional de Imunização (PNI), exceto a vacina contra a Covid-19. Por isso, é necessário dar um intervalo entre a vacina contra a Covid-19 e a Vacina contra Influenza de 14 dias. Para que as equipes de saúde possam fazer a vacinação com segurança, será necessário conferir se o usuário já tomou a vacina contra a Covid-19, por isso, é necessário apresentar o certificado de vacinação específico.

Além de Diadema, as outras seis cidades do Grande ABC também participarão do Dia D contra Influenza, por meio de uma ação pactuada regionalmente pelo Grupo de Trabalho (GT) Saúde, do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Mais informações em: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19

Compartilhar:

  • Data: 28/05/2021 10:05
  • Alterado:28/05/2021 10:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados