Diadema recebe estagiários de medicina na rede municipal
Estudantes dos 1º e 2º anos atuarão em UBSs, CAPSs, Quarteirão da Saúde e Hospital Municipal
- Data: 08/04/2019 15:04
- Alterado: 08/04/2019 15:04
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:Adriana Horvath
Diadema recebe, a partir de abril, mais de 100 estudantes de medicina da Universidade Nove de Julho (Uninove) – campus de São Bernardo do Campo para estagiar em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Quarteirão da Saúde e Hospital Municipal.
Para receber os alunos do primeiro e segundo anos, a Prefeitura realizou no dia 25 de março, aula inaugural sobre história da saúde pública de Diadema, seus avanços e desafios para 500 estudantes das disciplinas de Introdução à Prática em Saúde, Saúde Coletiva na Atenção Primária à Saúde e Introdução à Propedêutica. Os alunos, divididos em grupos, farão estágio em rodizio na rede municipal semestralmente
O convênio de estágio com alunos vai proporcionar uma experiência para formar profissionais do SUS mais críticos, conhecedores da realidade local, qualificados e que possam desempenhar as atividades na Atenção Primária, Urgência e Emergência.
Para o secretário adjunto, Flavius Augusto Olivetti Albieri, o SUS possui eixos de atuação para além da assistência e o caráter formativo de futuros profissionais médicos é uma delas. “Os alunos terão oportunidade de produzir seu aprendizado dentro de uma rede de atenção com história e referência nacional, discutindo casos com um grupo de profissionais com olhar acadêmico atento e atualizado com os protocolos clínicos”, afirmou.