Diadema recapeou mais de 122 mil m2 de vias públicas nos últimos seis meses
Lauro Michels afirma que Programa Mais Asfalto garante a manutenção das vias da cidade, trazendo mais segurança para motoristas e pedestres
- Data: 30/03/2019 09:03
- Alterado: 30/03/2019 09:03
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:Thiago Benedetti
O Programa Mais Asfalto da Prefeitura de Diadema já concluiu 122.586,56 m2 de recapeamento asfáltico nos bairros Campanário, Casa Grande, Centro, Conceição, Piraporinha e Taboão, nos últimos seis meses. Isso representa 72% dos 168.739 m2 de vias públicas que serão concluídas até setembro deste ano.
O trabalho executado se divide em dois tipos de recape: recuperação funcional e recuperação estrutural. A primeira faz a recuperação apenas na capa asfáltica, camada superior do asfalto, quando não há danos maiores à pavimentação. Já o segundo tipo de recape, a recuperação estrutural, envolve a capa asfáltica e mais duas camadas: a base e a sub-base do pavimento.
Para determinar qual tipo de recape será feito, os técnicos se baseiam em critérios como situação do asfalto, fluxo de veículos e linhas de ônibus. Assim, ruas com grande fluxo de veículos e presença de linhas de ônibus, por se tratar de vias de maior desgaste, geralmente necessitam de reparos em mais de uma camada do asfalto.
“Estamos trabalhando para melhorar Diadema cada vez mais. Este programa é importante porque garante a manutenção das vias da cidade, trazendo mais segurança para motoristas e pedestres”, afirmou o prefeito de Diadema, Lauro Michels.
Para a execução das obras, estão sendo investidos R$ 12.378.190,59 do Fundatran (Fundo de Assistência ao Trânsito), por meio do Consórcio FBS e Arveck, e supervisionado pela Secretaria Municipal de Serviços e Obras.
De acordo com a lei municipal 3.682/17, uma das aplicações do Fundo é referente ao investimento na infraestrutura urbana, obras e instalações, no que se refere ao suporte do sistema de trânsito, circulação e mobilidade urbana.
As próximas vias que serão recapeadas com recuperação funcional serão Avenida Conceição (trecho) e ruas Avaré, Cidade de Jundiaí, Euclides da Cunha, João Tanosovici e Manoel Amaral Junior, todas na região central de Diadema. A recuperação estrutural abrangerá a Rua Graciosa e trechos das avenidas Alda, Piraporinha e São José.
BALANÇO
O Programa Mais Asfalto teve início em setembro de 2018 com o recapeamento asfáltico da Avenida Fundibem, no bairro Casa Grande. Em 2018, a Prefeitura concluiu 24 mil m2 de recape asfáltico nas ruas Barão de Uruguaiana, Barão de Camaragibe, Barão de Taquari, Barão de Itajubá, Barão de Vitória, Barão de Itamaracá, Barão de Guarapuava, Barão de Marajó, Barão de Pirajá e Avenida Fundibem.