Diadema realiza prestação de contas na área da saúde
Município foi o que mais realizou procedimentos no estado de São Paulo
- Data: 26/09/2019 09:09
- Alterado: 26/09/2019 09:09
- Autor: Lucas Montagnini
- Fonte: PMD
Crédito:Mauro Pedroso
Na tarde de quarta-feira, 25/09, a Prefeitura de Diadema prestou contas sobre os atendimentos e serviços na área da Saúde em relação ao 2º quadrimestre do ano (maio a agosto). As contas foram apresentadas em Audiência Pública na Câmara Municipal de Diadema.
A prestação de contas está prevista pela Lei Complementar 141/2012, no qual todos os municípios devem elaborar um relatório detalhado que contenha os recursos públicos gastos na área da saúde. Nesse quadrimestre, Diadema investiu 33,89% do orçamento em Ações e Serviços Públicos em Saúde (ASPS).
Para o secretário de Saúde, Luiz Cláudio Sartori, os resultados colocam Diadema em posição de destaque. “O município foi o que mais realizou procedimentos na área da saúde no estado de São Paulo. Isso demonstra a nossa determinação em prestar serviço de qualidade e acessíveis para a população”, pontuou.
Além disso, foram apresentados diversos outros índices, como a quantidade de atendimentos realizados nas unidades assistenciais durante esse período. A Atenção Básica atendeu 674 mil moradores. A Atenção Especializada Ambulatorial (Quarteirão da Saúde, Centro de Referência ISTs, CAPS e exames laboratoriais) atendeu 588 mil munícipes. Os serviços prestados pela Urgência e Emergência (SAMU, Prontos Socorros e Prontos Atendimentos) e Atenção Hospitalar (internações no Hospital Municipal e Pronto Socorro Central), neste período, totalizam mais de dois milhões de atendimentos.
Enquanto isso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência recebeu, no mesmo período, 16.087 ligações através do telefone 192. Já os serviços referentes à saúde bucal totalizaram 66.289 entre atendimentos realizados pela Atenção Básica e pela Atenção Especializada Ambulatorial (CEO) e Pronto Socorro (PS).
O município de Diadema possui uma rede com 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com farmácia e equipe odontológica, um Hospital Municipal com Pronto Socorro, um Pronto Socorro Central, dois Pronto Atendimentos, um Centro de Especialidades Médicas, cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), uma residência terapêutica, Departamento de Vigilância à Saúde, um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), entre outros serviços de saúde.