Diadema realiza evento esportivo inclusivo
É o Festival de Atividade Física e Adaptada que reunirá alunos com deficiência e que estudam na rede municipal de ensino
- Data: 03/11/2022 19:11
- Alterado: 03/11/2022 19:11
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Mauro Pedroso / PMD
Neste sábado (5/11), no Ginásio Poliesportivo João do Pulo, em Diadema, será realizado o Festival de Atividade Física e Adaptada (FAFA). O evento reunirá cerca de 200 estudantes com deficiência, alunos da rede municipal de ensino e que frequentam o Centro de Atenção e Inclusão Social (CAIS).
O Festival acontecerá em dois horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h, com a participação de alunos ente 2 e 50 anos. Nos períodos serão realizados jogos diversos, entre eles: Basquete, Jogo de Argolas, Bochona, Chute a Gol, Trave do Equilíbrio e Tatame com vivências com bolas de Bobath, que estimulam a reabilitação neuromuscular.
“Durante o Festival vamos oferecer várias ações esportivas adaptadas, para que os alunos possam brincar e se exercitar com segurança”, explica a professora de educação física, Araceli Bueno, que dá aulas duas vezes por semana no CAIS/Diadema.
Ela ressalta a importância do evento e afirma que será um dia de muita diversão e encontros para os estudantes e também para seus familiares. “Vamos fazer várias vivências esportivas, haverá interação entre familiares e participantes, divertimentos, e tudo será feito com muita alegria”, diz.
É a primeira vez que o FAFA será realizado em Diadema. A preparação do festival está sendo organizada entre as secretarias municipais de Esporte e Lazer (SEL) e da Educação.
“Além de uma ação inclusiva e educativa, o Festival é um incentivo aos esportes e também servirá para mostrar que pessoas com deficiência podem praticar atividades esportivas. O Brasil é uma das potências no paralímpico e não foi por acaso que em 2021, nos jogos de Tóquio, vários atletas brasileiros conquistaram muitas medalhas de ouro e de prata”, argumenta a secretária da SEL Luciana Avelino.
Luciana fala do convênio que a Prefeitura de Diadema tem com o Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), para que estudantes com deficiência do município frequentem o local e, ainda, que professores da rede de ensino façam treinamento que os auxiliem no manejo dos alunos nas aulas.
“Atualmente, temos 10 crianças e adolescentes fazendo cursos esportivos no CPB. São estudantes da rede pública e particular e um munícipe que frequenta a APAE local. Essa iniciativa fará a diferença na vida deles e quem sabe, em alguns anos, poderemos ter atletas de ponta representando a nossa cidade em campeonatos e torneios importantes”, conclui a secretária.
O FAFA é aberto ao público e quem quiser assistir é só comparecer ao Ginásio João do Pulo que fica na Rua El Salvador, 41, no bairro Canhema.