Diadema realiza atividades voltadas para usuários dos CAPSs

No mês da Luta Antimanicomial, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Paulina, em Diadema, realizou atividades específicas para usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs)

  • Data: 30/05/2019 10:05
  • Alterado: 30/05/2019 10:05
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
Diadema realiza atividades voltadas para usuários dos CAPSs

Mês da Luta Antimanicomial tem atividades voltadas para usuários de CAPSs de Diadema e profissionais da saúde mental

Crédito:Adriana Horvath

Você está em:

Além do atendimento rotineiro, a Unidade disponibilizou, no dia 28 de maio, terça-feira, oficinas de pulseira de macramê e espeto de frutas, rodas de conversa e atendimentos em saúde como avaliação e orientação de saúde bucal, orientação nutricional, acompanhamento de hipertensos e diabéticos e realização de teste rápido para HIV, sífilis e hepatite.

A programação reuniu também exposições de trabalhos desenvolvidos pelos usuários dos CAPSs em oficinas e empreendimentos de economia solidária/geração de renda e apresentações de coral e dança. “O objetivo dessa ação é dar visibilidade ao cuidado do paciente no seu próprio território pelos vários níveis de atenção do município, valorizando o cuidado em liberdade e próximo à comunidade a qual o sujeito pertence”, explicou a gerente da UBS, Ana Carolina Untem. A área de abrangência da Unidade inclui CAPS Sul, AD e Infantil.

“Acreditamos que o conhecimento e a aproximação da população aos serviços oferecidos trazem benefícios para os usuários, com a ampliação de oferta de cuidados em saúde, e para os trabalhadores, com a sensibilização dos sofrimentos cotidianos dessas pessoas atendidas”, ressaltou a diretora.

Seminário

Ainda nesta semana, a Prefeitura vai realizar o Seminário “Por uma Sociedade sem Manicômios” no dia 31 de maio, a partir das 9h, no auditório do Quarteirão da Saúde. O evento é voltado a profissionais de saúde e pessoas interessadas no tema. A programação prevê apresentação do webdocumentário Mentalmorfose (produção de alunos de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo), do coral dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) de Diadema e a palestra “Desafios Atuais da Política de Saúde Mental” com a economista do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (CONSEMS) de São Paulo, Mariana Melo, e a psicóloga do Instituto Sedes Sapientiae, Patrícia Vilas Boas.

Luta

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio) surgiu no Brasil em 1987, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, na cidade de Bauru, com a oportunidade de visibilidade para o movimento de respeito à dignidade humana das pessoas com transtornos mentais e estimula o tratamento fora dos manicômios.

Juvenil Batista de Oliveira já passou por internações em hospitais psiquiátricos e garante ser importante a realização de eventos para lembrar a luta antimanicomial. “Antigamente, o ser humano era tratado como animal. No CAPS, o atendimento é mais humanizado. Comecei o tratamento em 2000 e o CAPS é um lugar onde posso me expressar quando estou passando por alguma aflição, angustia”, relata o usuário do CAPS Sul.

“Esse é um momento ímpar. Trabalhar em rede é complexo, mas fazemos isso quando que a gente conversa e atua junto. O cuidado tem que ser no território e o afeto e o carinho das pessoas fazem a diferença”, afirmou a psicóloga e coordenadora do CAPS Sul, Analdeci Moreira dos Santos.

“A gente se sente acolhido, tratado com respeito, com solidariedade e atenção”, avaliou Danielle Ribeiro, que participa do grupo de Economia Solidária no CAPS Sul. “Nós produzimos brigadeiros, bolos e outros doces, vendemos, arrecadamos o dinheiro e dividimos entre os participantes. Além de ter uma renda, é uma terapia pra gente”, explicou.

Diadema possui uma Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que reúne três CAPSs tipo III, um CAPS Álcool e outras Drogas, um CAPS Infanto-Juvenil, equipes de saúde mental em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), uma residência terapêutica e um pronto socorro com enfermaria psiquiátrica no Hospital Municipal.

Serviço:

Seminário “Por uma Sociedade sem Manicômios”

31 de maio de 2019, sexta-feira, das 9h às 12h.

Local: auditório do Quarteirão da Saúde. Avenida Antônio Piranga, 700 – Centro.

Unidade Básica de Saúde (UBS) Paulina

Avenida Afrânio Peixoto, 541 – Eldorado.

Tel.: 4059-0660.

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III – Norte

Rua Capibaribe, 193 – Campanário.

Tel.: 4071 9899.

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III – Sul/Oeste

Rua Nelson Rodrigues, 191 – Conceição.

Tel.: 4056 4009.

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III – Centro/Leste

Avenida Sete de Setembro, 18 – Centro.

Tel.: 4055 1528.

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III Álcool e Drogas (AD) – Espaço Fernando Ramos da Silva

Rua Oriente Monti, 28 – 2º andar – Centro.

Tel.: 4053 5300.

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infanto Juvenil

Rua Oriente Monti, 28 – 2º andar – Centro.

Tel.: 4053 5300.

Compartilhar:
1
Crédito:Adriana Horvath
1
Crédito:Adriana Horvath
1
Crédito:Adriana Horvath
1
Crédito:Adriana Horvath
1
Crédito:Adriana Horvath Mês da Luta Antimanicomial tem atividades voltadas para usuários de CAPSs de Diadema e profissionais da saúde mental

  • Data: 30/05/2019 10:05
  • Alterado:30/05/2019 10:05
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados