Diadema realiza ações estratégicas no combate à Covid-19
Monitoramento de pacientes ocorre para evitar mais casos e, principalmente, óbitos pela doença
- Data: 14/08/2020 17:08
- Alterado: 14/08/2020 17:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Divulgação
A Coordenação da Atenção Primária à Saúde, em parceria com a Vigilância Epidemiológica de Diadema, optou, desde o início da pandemia, por acompanhar de perto todos os pacientes com sintomas respiratórios, desde o primeiro dia dos sintomas até o 14° dia. Nesse acompanhamento, as equipes orientam quanto a importância do isolamento domiciliar, avaliando a evolução da doença, tiram dúvidas, e alertam sobre os sinais de agravamento e indicam o momento certo de buscar por atendimento médico em casos de piora. Assim como os pacientes sintomáticos, todos os seus comunicantes são acompanhados durante os 14 dias. Reforça-se a necessidade de o comunicante também ficar em casa e avaliar o aparecimento de algum sintoma. Esta é uma das principais ações estratégicas do município no combate à covid-19, que realiza o controle e monitoramento de todos os casos, entendendo o importante papel da Atenção Primária à Saúde na vigilância do território e na continuidade do cuidado.
As equipes monitoram os pacientes com síndrome gripal, a cada 24 horas, por meio remoto ou por visita domiciliar para aqueles que estiverem impossibilitados de fazer o acompanhamento por telefone ou outro meio à distância, com as devidas recomendações de biossegurança da equipe.
As equipes também monitoram o território através do geoprocessamento de casos confirmados e óbitos por covid-19, planejando e desenvolvendo ações de prevenção em conjunto com a comunidade e conselho gestor, distribuindo máscaras e orientando a população sobre as principais medidas de controle desta doença.
“Por meio dessas ações de identificação precoce, monitoramento dos casos suspeitos e de seus comunicantes e isolamento domiciliar, além de ações de vigilância e medidas de prevenção no território, Diadema vem mostrando que somente com uma Atenção Primária forte é possível combater a covid-19”, diz Ferla Cirino, Coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Diadema.
A Rede de Atenção à Saúde do município de Diadema vem desenvolvendo estratégias fortemente ancoradas nas diretrizes da vigilância epidemiológica/controle de doenças, objetivando minimizar os efeitos negativos da pandemia do novo coronavírus, sobretudo as perdas humanas. “Em Diadema, as ações de caráter preventivo compõe a essência das atividades da Atenção Básica à Saúde, nesta emergência sanitária grave. Na mesma perspectiva, a lógica da vigilância em saúde é rigorosamente indispensável, pois permite ações efetivas, eficientes, sustentadas e perenes”, afirmou o secretário de Saúde, Luis Cláudio Sartori.