Diadema lembra Dia da Saúde e Nutrição com conscientização
O Dia foi criado em 31 de março, para lembrar os brasileiros da relação entre alimentação saudável e saúde.
- Data: 08/04/2022 09:04
- Alterado: 17/08/2023 06:08
- Autor: Iara S. Luz
- Fonte: PMD
Palestrantes conscientizam sobre a boa alimentação
Crédito:Mauro Pedroso
Com palestras sobre alimentação saudável e consciente, realizadas na manhã de ontem (7/4), no Centro Cultural Vladimir Herzog, no Campanário, Diadema lembrou o Dia da Saúde e Nutrição levando informações e conscientização aos moradores do município.
O encontrou organizado pela Secretaria de Segurança Alimentar (SESA), teve a temática “Reflexão Sobre Saúde e Nutrição: Construindo uma Diadema Mais Justa e Saudável”, com a participação de três palestrantes: a secretária municipal da Saúde, Dra. Rejane Calixto, que falou sobre a “Alimentação Saudável e Seu Papel na Prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis”; a professora Dra. Vera Lúcia, do Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP, que abordou sobre a “Alimentação Consciente: Um Caminho para Saúde Integral”; e a engenheira agrônoma do MST, Carla Bueno, que versou sobre a “Relação e Produção de Alimentos: Alta de Preços”.
Ao tratar dos assuntos as conferentes ressaltaram a importância da boa alimentação e como comer certo evita doenças. “As boas práticas alimentares impedem o surgimento de moléstias crônicas como a hipertensão arterial, obesidade e diabetes “, disse a secretária Rejane.
Para a engenheira do MST, Carla Bueno, o aumento de agrotóxicos na agricultura do país e a monocultura têm tirado a diversidade na produção dos alimentos, causado impactos ambientais e mexendo com a sazonalidade. Os produtos de época têm tempo certo de plantio, mas com novas técnicas de manejo e questão de mercado, frutas, verduras e legumes, praticamente, são encontrados o ano todo. Isso até atende a demanda, mas o comprometimento do solo e a produção de alimentos desta forma, afeta a qualidade e até traz danos à saúde das pessoas. A agricultura familiar, com todo o revés que sofreu nos últimos anos, ainda é a que mais consegue produzir alimentos frescos e respeitando o ciclo natural das coisas.
O secretário da Segurança Alimentar (SESA), Gel Antônio, chamou atenção para a necessidade de cada vez mais conscientizar a população sobre a alimentação saudável e também garantir o direito humano à alimentação, “Em Diadema temos essa preocupação e por isso a importância do evento e das ações que a nossa pasta realiza, em parcerias com outras secretarias, visando o aprimoramento de políticas públicas na área”, disse.
Entre as ações realizadas pelo município tem o programa Banco de Alimentos, que atende mais de 15 mil moradores, e os Restaurantes Populares que oferecem refeições balanceadas ao preço de R$ 2,00 o prato.
Boa música – encerrando a atividade do Dia da Saúde e Nutrição, no Restaurante Popular do Campanário, a equipe do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND) distribuiu folhetos com orientações sobre evitar doenças e como praticar a alimentação saudável.
Ao som do grupo Maisa e Power Trio, os frequentadores do restaurante saborearam cardápio especial, elaborado especialmente para celebrar a data. Também participou do almoço a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Patty Ferreira, e assistente da SESA Luci Uliana.
A apresentação musical integra o Cultura na Feira, programa realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, com o objetivo de levar música às feiras-livres de Diadema.