Diadema lança campanha “Diadema de Todos”
Perfumaria, auto-escola, bar, farmácia, ótica, salões de beleza e até as Lojas Americanas: Mais de 100 pontos de comércio aderem à campanha no primeiro dia
- Data: 09/05/2023 08:05
- Alterado: 31/08/2023 15:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Lançamento foi feito para empreendedores do ramo da Beleza
Crédito:Adriana Horvath
A Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades (CPOCD) deu início nesta segunda-feira (8) à campanha DIADEMA DE TODOS, de combate a toda forma de LGBTfobia (preconceito a lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e todos aqueles que fogem da heterocisnormatividade).
A ação foi lançada durante reunião do GT de Serviços do Polo Cosmético, que reúne profissionais e empreendedores do setor da Beleza.
Trata-se de uma cartaz disponibilizado pela prefeitura para ser afixado em estabelecimentos públicos e abertos ao público, que diz ser “expressamente proibida a prática de discriminação por orientação sexual e identidade de gênero” em Diadema, de acordo com as leis 7716/89 (federal). 10.948/2001 (estadual) e 2846/2008 (municipal). O cartaz também orienta para que, em caso de discriminação, o munícipe ligue para o Disque 100 (do Ministério de Direitos Humanos) ou registre sua denúncia junto à Ouvidoria de Cidadania e Diversidades: 4057-7925.
“O mês de maio é nosso mês de luta contra a LGBTfobia, graças ao dia 17 de maio, Dia Mundial de Combate à Homofobia,” explicou Robson Carvalho, coordenador do CPOCD. “É uma forma de mostrar a todas as mulheres lésbicas, homens gays, homens e mulheres bissexuais, homens e mulheres transexuais e mulheres travestis que o corpo delas importa. Assim como o seu corpo importa para você, o meu corpo importa para mim, o corpo de todos, todas e todes importam para a cidade de Diadema.”
Segundo Robson, o Brasil segue sendo o país que mais mata LGBTs no mundo, principalmente homens gays e mulheres trans e travestis. “O que mata não é só a violência física, mas também a discriminação, a falta de oportunidades, que vai minando nossa saúde mental, podendo levar até ao suicídio.” O coordenador de Diversidades terminou sua fala aos profissionais estimulando a contratação de pessoas LGBT. “Procurem o Polo Cosmético, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que a gente articula em parceria essa contratação.”
Rosiane Moreira, do SEBRAE, parabenizou a Coordenadoria pela campanha. “No SEBRAE Grande ABC temos uma funcionária trans e ela é muito bem acolhida. Como deve ser.” Todos os cerca de 30 empreendimentos participantes abraçaram a campanha.
Campanha toma as ruas do Piraporinha
Após o lançamento, a equipe da Coordenadoria se dividiu para abordar lojistas e comerciantes da região do Piraporinha, para apresentar a campanha e entregar cartazes. Muitos não só gostaram da proposta como aceitaram afixar os cartazes imediatamente.
Silvia Zagrakalin, da Auto Escola Brasil, foi uma das primeiras a colocar o cartaz. “Já tivemos casos até aqui dentro, de um aluno discriminar outro, e acho importante deixar claro que todo mundo é igual, independente de sexo, religião, o que for. Com os telefones assim, bem à vista, acho que as pessoas vão respeitar um pouco mais.”
Redes de drogarias, como a Bifarma e a Paris Pharma também receberam os cartazes. Vera Lúcia Germano, das Drogarias Bifarma, fez questão de afirmar que achou a proposta excelente. “É um absurdo em pleno século 21 ainda ter gente com a mente tão fechada!”, falou, ao colar o cartaz bem na entrada. “É muito importante a Prefeitura puxar essa campanha. Importantíssimo!”
Natal Marchi, 60, proprietário da Ótica Ozanam, também pregou o cartaz bem em frente ao caixa da sua loja. “Tem gente que acha que não precisa tocar nesse assunto, mas precisa. Infelizmente, tem que ficar sempre chamando a atenção das pessoas para garantir o respeito.”
Ele, que aos 60 anos também atua como voluntário junto à vizinha paróquia Bom Jesus de Piraporinha, disse que ajuda a acolher muitos moradores de rua homossexuais e vê de perto o quanto eles sofrem com o preconceito e a discriminação. “Sempre tem. É um comércio que não deixa entrar, uma lanchonete que não aceita. Essa iniciativa da Prefeitura é muito boa.”
Até mesmo grandes redes do varejo, como a Havan, as Casas Bahia, o Extra e as Lojas Americanas, aderiram à campanha neste primeiro dia. Para Mariana Campos, supervisora da Americanas, a campanha é importante. “Ainda mais vindo da Prefeitura, né? Mostra que o Poder Público está ao lado da população e do lado certo.”
Apenas hoje, mais de 70 pontos de comércio no entorno da Praça Bom Jesus afixaram os cartazes da campanha. “Incluindo os profissionais do Polo Cosmético, foram distribuídos mais de 100 cartazes – e a campanha mal começou,” celebrou o coordenador Robson. “Esse mutirão que fizemos hoje no Piraporinha será repetido nos próximos dias nos centros comerciais do Centro e dos bairros Eldorado, Serraria e Taboão.”
Mutirão nos comércios – Campanha DIADEMA DE TODOS
Data: 16/05, às 9h – Bairro Centro
Data: 24/05, às 14h – Bairro Eldorado e Serraria
Data: 31/05, às 14h – Bairro Taboão
Toda a ação contou com o apoio da van do Coordenadorias na Rua, parceria entre a Secretaria de Governo e a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, que esteve o tempo todo estacionada na praça. Foi a primeira saída da van com uma equipe das Coordenadorias da cidade.
“A van funciona como ponto móvel de atendimento do CRAS, mas também é o equipamento que viabiliza o Coordenadorias na Rua, nosso programa de atendimento direto à população,” informou Robson.