Diadema lança a série “Acredite! Vai passar”
Série traz depoimentos de moradores de Diadema que venceram a covid-19
- Data: 16/06/2020 17:06
- Alterado: 16/06/2020 17:06
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:
A Prefeitura de Diadema lançou neste mês a série “Acredite! Vai passar”, com depoimentos de moradores da cidade que tiveram covid-19 e venceram a doença. A cada semana será possível conhecer uma nova história. A produção dos vídeos é uma iniciativa da Secretaria de Comunicação em parceria com a Secretaria de Saúde.
“São vídeos curtos que contam como é receber o diagnóstico, realizar o tratamento e a cura pela visão de cada pessoa que passou pela situação. Nosso objetivo é alertar sobre a gravidade da doença e também levar esperança para quem enfrenta a enfermidade causada pelo novo coronavírus”, explica o secretário municipal de Comunicação, Paulo Fares.
Nesta semana, quem conta sobre a covid-19 é o líder de atendimento hospitalar, Bruno Oliveira dos Santos, 26 anos, morador do bairro Taboão. Ele passou por 25 dias de internação e ainda lida com a cefaléia como seqüela da doença. “Eu já tinha percebido, pelos sintomas, que não era um resfriado comum. Mas quando o médico falou levei um susto. Foram 25 dias sem visitas. Na terceira internação, minha pressão oscilava durante o dia inteiro, tive um ataque supra e apaguei. Para mim, isso foi o mais difícil”, relembra.
Ele também deixa uma mensagem para a população. “Se puder, fique em casa. Se não puder, tome todos os cuidados. Se você gosta de seu ente querido e de sua família, tome cuidado. Depois que isso tudo passar, as pessoas vão pensar muito mais no próximo, ainda mais se perdeu um ente querido”, pondera.
A primeira história, publicada em 8 de junho no facebook oficial da Prefeitura de Diadema, foi da aposentada Clemência Maria de Jesus. Ela e o filho ficaram doentes. Enquanto ele tratou em casa, a moradora da região central precisou de internação. “Eu não usava máscara. Em abril, comecei com uma gripe, nariz entupido, muita tosse. Tomei remédio caseiro e aliviou, ainda doíam muito as costas e o estômago. Fui pro hospital de campanha, mas lá dentro eu não senti medo”, afirmou. Hoje, ela ressalta que todas as pessoas devem se prevenir. “Eu voltei para casa, mas tem outras pessoas que não agüentam”, finalizou.
Os vídeos estão disponíveis em www.facebook.com/prefeituradediadema/. Se você também superou a covid-19 e quer contar a sua história, entre em contato pelo email [email protected] ou por inbox nas redes sociais.
Casos
Até o momento, Diadema registrou 2.063 casos confirmados de covid-19, 1.553 foram descartados e 4.079 casos suspeitos estão em andamento. Também foram registrados 174 óbitos pela doença. Os dados são do Boletim Epidemiológico Covid19 desta terça-feira (16/6).
Os serviços 24h são referência para triagem do atendimento para covid-19 na rede municipal. São eles: Hospital Municipal, Pronto Socorro Central, Pronto Atendimento Eldorado e Pronto Atendimento Paineiras.