Diadema dá início a curso sobre regulação de Cosméticos
Parceria do Polo Cosmético com CIESP, FATEC, Conselho de Química e Vigilância Sanitária atende demandas das indústrias do município em conhecer melhor as exigências regulatórias do setor
- Data: 24/04/2024 16:04
- Alterado: 24/04/2024 16:04
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Dario Sanchez, diretor do CIESP: “O CIESP participa do Polo desde sua primeira formação”
Crédito:Pedro Roque
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema (SEDET), por meio do Polo Cosmético e em parceria com CIESP, FATEC, Conselho Regional de Química e Vigilância Sanitária, abriram hoje um ciclo de palestras sobre Assuntos Regulatórios na Área Cosmética. Cerca de 90 indústrias da cidade participaram do encontro, que contará com atividades nos próximos dois meses.
“O CIESP participa do Polo Cosmético desde sua primeira formação, há 20 anos, e nosso objetivo é atender aos interesses da indústria,” saudou Dario Sanchez, diretor-regional do CIESP Diadema, que cedeu seu auditório para a realização do curso.
O curso em si foi uma demanda das indústrias que participam do grupo de trabalho de regulatórios junto à SEDET, demanda essa que se intensificou quando a cidade aprovou a renovação automática de licenças após autodeclaração. Muitas empresas sentiam a necessidade de conhecer mais a fundo o papel e o funcionamento da Vigilância Sanitária e todos os requisitos da regulação de cosméticos, além de como trabalhar mais eficientemente com o processo eletrônico da prefeitura, sistema que passará a receber as autodeclarações.
As primeiras palestras foram de Karina Bernardino, coordenadoria da Vigilância em Diadema, que passaria pelos processos de regulação do órgão e como manter as boas práticas na fabricação de cosméticos. “O papel da Vigilância é proteger a saúde da população e sabemos que a melhoria da qualidade no processo industrial é uma questão contínua e constante,” afirmou.
Em seguida, foi oferecido um curso de licenciamento de produtos químicos controlados, ministrado por Vladimir Magalhães, químico auditor regulatório do Conselho Regional de Química.
As outras duas etapas desse ciclo de palestras acontecerão em maio e junho. Interessados ainda podem se inscrever pelo e-mail [email protected].