Diadema comemora Dia Internacional da Síndrome de Down
A Secretaria de Esporte e Lazer de Diadema comemora neste sábado (21 de março), das 9h às 11h, o Dia Internacional da Síndrome de Down, no Ginásio Ayrton Senna.
- Data: 21/03/2015 11:03
- Alterado: 21/03/2015 11:03
- Autor: Heitor Bisi
- Fonte: PMD
Crédito:
O evento contará com apresentação dos alunos de taekwondo do Instituto Lira de Inclusão Social (ILIS), portadores da Síndrome de Down e de paralisia cerebral. Eles farão exercícios e movimentos coreografados e também com aparelhos. A ideia é homenagear os alunos que participam das atividades proporcionadas pela Secretaria, além de promover a integração social entre alunos, familiares, amigos e demais presentes.
A Secretaria de Esporte e Lazer promove ações esportivas e de lazer que atendem e incluem 60 alunos portadores da síndrome. As atividades são desenvolvidas em três locais: ILIS, Clube Municipal Mané Garrincha e Ginásio Poliesportivo Eduardo de Jesus, no Campanário.
No ILIS, no Centro de Diadema, por meio de parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, são realizadas aulas de taekwondo, para 40 pessoas, dentro do projeto Liberdade Marcial de Diadema (LMD). Nas piscinas do Clube Municipal Mané Garrincha (rua dos Cariris, 195 – Piraporinha) são atendidas oito pessoas que apresentam a síndrome. Elas participam do Acqua Clube, uma das atividades do Projeto Acquavida, voltado às pessoas acima de sete anos, que oferece aulas de natação, hidroginástica, reabilitação e condicionamento físico com professores de educação física e fisioterapeutas.
Já no Ginásio Poliesportivo Eduardo de Jesus, no Campanário (avenida Brasília, s/nº), o mestre de capoeira Pica-Pau realiza atividades de capoeira para 12 alunos, sempre no período da manhã.
DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN
O Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março) faz parte do calendário oficial de 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU). A data foi escolhida pela Associação Internacional Down Syndrome International, em alusão aos três cromossomos no par de número 21 (21/3) que as pessoas com Síndrome de Down possuem.
A Síndrome de Down não é uma doença. É uma ocorrência genética natural. Por motivos ainda desconhecidos, as células do embrião, durante a gestação, são formadas com 47 cromossomos no lugar dos 46 que se formam normalmente. O material genético em excesso altera o desenvolvimento regular da criança. Os efeitos do material extra variam enormemente de indivíduo para indivíduo, mas pode-se dizer que as principais características são os olhinhos puxados, o bebê ter constituição física mais mole, e o desenvolvimento em geral se dar em um ritmo mais lento. Com apoio para seu desenvolvimento e a inclusão em todas as esferas da sociedade, as pessoas com Síndrome de Down têm rompido muitas barreiras. Em todo o mundo, e também aqui no Brasil, há pessoas com síndrome de Down estudando, trabalhando, vivendo sozinhas, escrevendo livros, se casando e cursando universidade.
SERVIÇO:
Dia Internacional da Síndrome de Down
Dia 21 de março, das 9h às 11h
Ginásio Poliesportivo Ayrton Senna
Rua Oriente Monti,115 – Centro