Diadema começa a vacinar adolescentes de 12 a 15 anos com comorbidade e deficiência

A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), começa a imunizar os jovens contra a Covid-19 com a vacina da Pfizer, na próxima segunda-feira (23)

  • Data: 20/08/2021 18:08
  • Alterado: 20/08/2021 18:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Diadema
Diadema começa a vacinar adolescentes de 12 a 15 anos com comorbidade e deficiência

Crédito:Governo do Estado de São Paulo

Você está em:

A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), começa a vacinar contra a Covid-19, na próxima segunda-feira (23), os adolescentes de 12 a 15 anos com deficiência ou comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde.

Para essa faixa etária será aplicado, exclusivamente, a vacina da Pfizer que, no momento, é a única no país que já obteve autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para imunizar pessoas abaixo de 18 anos.

O município recebeu um novo lote de vacinas nesta sexta-feira (20), o que vai permitir a antecipação do cronograma em relação ao calendário estadual, previsto para começar o novo público-alvo a partir do dia 26 de agosto.

Para receber o imunizante, o adolescente deve procurar o posto de vacinação, das 8h30 às 16h. Confira a lista com o endereço dos postos de vacinação no site da Prefeitura.

A aplicação de D1 em gestantes e puérperas de 12 a 17 anos continua acontecendo, assim como para os grupos elegíveis anteriores. Na cidade, a vacinação acontece por livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio e para o público adulto acima de 18 anos não há necessidade nem possibilidade de escolher um imunizante específico.

Passo a passo da vacinação

Para acelerar a campanha e dar agilidade no atendimento, a equipe da SMS orienta que o usuário faça o pré-cadastro no site. É rápido e basta preencher dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, endereço, telefone e e-mail. 

Depois disto, basta comparecer ao posto de vacinação no horário da campanha. Para tomar o imunizante é obrigatória a apresentação de um documento pessoal com foto (CNH ou RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF) – tanto a versão física, digital e/ou a declaração impressa do site da Receita Federal, e o comprovante de endereço de Diadema no próprio nome (ou carteirinha de matrícula da UBS). Também é necessário apresentar documento comprobatório da comorbidade ou deficiência, por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica onde conste o CRM do médico responsável. 

No caso das gestantes e puérperas também será necessário apresentar a documentação comprovatória da gestação ou do parto. As grávidas poderão apresentar comprovante de acompanhamento pré-natal ou laudo médico comprovando a gestação. Já as puérperas podem utilizar para comprovar seu puerpério a declaração de nascimento da criança ou o relatório de alta hospitalar da maternidade.

Comprovante de endereço

Se não houver um comprovante de endereço no nome da pessoa que irá se vacinar, poderão ser apresentados (de forma física ou digital), comprovante que esteja em nome dos pais, mas desde que seja apresentado junto um documento que comprove esse parentesco (como certidão de nascimento, RG, entre outros). Confira no link os documentos que podem ser considerados como comprovantes de residência.

O munícipe precisa conferir o dia sinalizado no cartão de vacinação para retornar na UBS e receber a D2 e completar o esquema vacinal. Somente com a segunda dose o usuário estará protegido.

Quem já está com a segunda dose em atraso deve procurar sua unidade de referência o quanto antes para ser imunizado. É necessário apresentar os documentos pessoais (documento com foto, CPF, comprovante de endereço ou carteirinha da UBS), além do comprovante de recebimento da primeira dose.

D2 da Educação é antecipada

Ontem (19), o município decidiu antecipar o início da aplicação da segunda dose (D2) dos profissionais da educação que receberam o imunizante da AstraZeneca/Fiocruz. A medida vai beneficiar aqueles profissionais com aprazamento mínimo de quatro semanas, o que representa um universo de aproximadamente 2.100 profissionais que atuam em escolas da Educação Infantil ao Ensino Médio, tanto das redes estadual, federal, municipal e privadas do município.

Para tomar a D2 e completar o esquema vacinal, não é necessário agendamento, basta o profissional da educação comparecer, das 8h30 às 16h, de preferência na unidade onde tomou a primeira dose (D1) ou no Quarteirão da Saúde, munido do documento pessoal com foto, crachá ou holerite e Cartão comprovante de Vacinação com registro da D1 AstraZeneca/Fiocruz. Saiba mais pelo link.

Diadema Solidária

A Prefeitura reforça que quem for aos postos de vacinação receber a vacina contra a Covid-19 poderá fazer, voluntariamente, doações de alimentos e agasalhos para ajudar as famílias que estão situação de vulnerabilidade social em nossa cidade.

Compartilhar:

  • Data: 20/08/2021 06:08
  • Alterado:20/08/2021 18:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Diadema









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados