Diadema amplia oficinas de podcasts produzidos por estudantes
Representantes dos Grêmios Curumins de 18 EMEBs da cidade vão aprender a fazer um canal para debater a cultura de paz nas escolas
- Data: 17/04/2023 15:04
- Alterado: 17/04/2023 15:04
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Educação de Diadema amplia oficinas de podcasts produzidos por estudantes
Crédito:Lucas Barbosa
A partir de uma experiência bem-sucedida envolvendo o Grêmio Estudantil da EMEB Letícia Beatriz Pessa, que no final do primeiro semestre de 2022 resultou em dois podcasts produzidos pela estudante e representante do Grêmio Curumim Giovana Monteiro, de apenas 10 anos, a Secretaria de Educação resolveu disseminar a iniciativa por todas as unidades escolares que tenham Grêmios Curumins, e utilizá-los como meios de divulgação das demandas dos alunos.
Durante o projeto, os representantes dos Grêmios vão aprender sobre gravação e edição de áudio para plataformas de podcast, trabalhar em equipe para discutir e definir os temas de interesse do grupo, formular questões, roteiros, editar e divulgar os podcasts nas plataformas.
O projeto vai atender aos Grêmios Curumins do 3º ao 5º ano de 18 unidades escolares, sendo um da manhã e um da tarde, totalizando 36 grupos.
“Durante o evento ‘Fala Curumim’, em outubro do ano passado, nós percebemos o quanto os alunos têm a dizer, como eles se comunicam bem e como a fala deles tem força. O projeto é importante porque as
crianças trazem questões muito relevantes para serem debatidas, envolvendo o contexto familiar e a comunidade onde eles vivem. Isso é empoderamento”, afirma Elisabete Marques Pereira de Oliveira, coordenadora do Núcleo de Gestão de Conselhos da Secretaria de Educação.
Etapas
No primeiro semestre, serão atendidas 18 escolas durante os meses de abril, maio e junho, em oficinas de uma hora e meia. As oficinas de formação terão duas versões: uma para professores, multiplicadores e membros do NAC (Núcleo de Gestão de Conselhos), e outra para as crianças. Esta começa com a apresentação e escolha do tema, segue com os aspectos técnicos e de produção e termina com a gravação e publicação do podcast. As 36 turmas serão atendidas em oficinas nas próprias escolas, no período da manhã e da tarde, tudo sob a orientação e supervisão do NAC e da área de Comunicação da Secretaria de Educação. A fase final, de gravação, ocorrerá nos estúdios da Universidade Metodista.
Os trabalhos já começaram com os Grêmios Curumins por meio da discussão de um tema proposto pelo Núcleo de Gestão de Conselhos: “cultura de paz”. Durante os encontros, os representantes de cada uma das salas do 3º ao 5º ano estão sendo estimulados a refletir, discutir e opinar sobre o tema proposto, por meio da leitura de textos, da identificação e apontamento de problemas e questões relacionadas à cultura de paz, e a propor soluções para viver em um mundo com mais paz, na escola, no bairro e na cidade.
Para Jéssica Batista da Silva, psicóloga técnica do Núcleo Social da Secretaria de Educação, o projeto Podcast Curumim vai dar subsídios para outra iniciativa, o Escola que Protege, já que os alunos estão identificando os problemas que os afetam e discutindo como enfrentá-los. “Pretendemos usar o psicodrama para tratar a questão do bullying, por exemplo. Por meio de um exercício de empatia, os estudantes conseguem entender melhor os papeis que cada um desempenha em situações como essas. Acho que os temas levantados pelos alunos de um projeto podem ajudar o outro, e vice-versa.”
Curumins vão se reunir com o prefeito Com base no material gerado nesses encontros, os estudantes vão elaborar uma pergunta sobre o tema “cultura de paz” para fazer ao Prefeito José de Filippi Júnior durante o próximo encontro Fala Curumim, no dia 27 de abril. Participarão do encontro dois curumins de cada escola, um representante da manhã e outro da tarde.
Os Conselhos (para estudantes desde a educação infantil até o 2º ano do ensino fundamental) e os Grêmios (para estudantes dos 3º, 4º e 5º ano e EJA) Curumim são garantidos por lei municipal, sancionada em julho de 2022 pelo prefeito José de Filippi Júnior, e atendem às determinações da
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que prevê que os sistemas de ensino devem definir as normas de gestão democrática do ensino público nas redes de educação básica. Os representantes são
escolhidos pelos próprios colegas e têm a missão de representá-los, discutir e propor melhorias para a escola.