Diadema abre 20 UBSs para Dia D contra influenza no próximo sábado (15/04
Unidades estarão abertas para receber público alvo da campanha. Vacinação contra a covid-19 também será disponibilizada no dia
- Data: 11/04/2023 10:04
- Alterado: 11/04/2023 10:04
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Dia D contra Influenza
Crédito:Dino Santos
No próximo sábado (15/04), a Prefeitura de Diadema promove o primeiro Dia D da Campanha anual de Vacinação contra a Influenza 2023. Para isso, todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas, das 8h30 às 16h, para receber aqueles que fazem parte do público alvo da ação. Atualmente, podem se vacinar pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças a partir de seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto), imunossuprimidos, pessoas com deficiência ou comorbidades, povos indígenas e quilombolas, professores, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo (rodoviário, urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, forças de segurança, salvamento e forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa e população de rua.
O imunizante contra influenza também pode ser administrado junto com outras vacinas do calendário estadual de vacinação. No dia, além da imunização contra a gripe, haverá aplicação da vacina contra covid-19 para todos os públicos
“A influenza e a covid-19 continuam sendo ameaças de saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas e para os grupos de maior vulnerabilidade às complicações e óbitos atribuíveis ao vírus influenza. Eles se concentram nos dois extremos de idade, ou seja, crianças e idosos, incluídos as pessoas com comorbidades. Para isso, é necessário também que as equipes de saúde da família realizem a busca das pessoas pertencentes a esses grupos para receberem a vacina”, explicou a coordenadora do Programa de imunização, Shirley Felix Cezario de Melo.
No dia D, quem vai receber a vacina contra influenza é preciso apresentar documento pessoal com foto (CNH ou RG) e comprovante de que faz parte do grupo prioritário. Se possível, apresentar a carteira de vacinação covid-19. Já para receber a dose contra covid-19 deve ainda apresentar CPF e cartão de vacinação anterior (para segunda, terceira, quarta ou outra dose de reforço).Crianças necessitam apresentação do comprovante de endereço em nome do pai ou responsável legal e da caderneta de vacinação de rotina.
Importância da prevenção
“Quando falamos no período de outono e inverno, temos que lembrar que tanto a influenza quanto a covid-19, ambas são facilmente transmitidas entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar e apresentam praticamente os mesmos sintomas, como febre alta, tosse, garganta inflamada, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, calafrios e fadiga. Logo, a medida preventiva contra as duas doenças é, sem dúvida, a vacinação. Lembrando que a vacina não impede a pessoa de contrair a doença, mas sim de desenvolver os quadros graves delas reduzindo as chances de internação”, ressalta Shirley.
“Precisamos conscientizar às famílias que levar os nossos idosos e as nossas crianças para vacinar é um gesto de respeito ao direito da proteção à saúde. As equipes da Vigilância a Saúde e Unidade Básica estarão de prontidão para garantir este direito”, afirmou Maria Luiza Malatesta, coordenadora da Atenção Básica.
Mais vacinação
A campanha teve início em 10 de abril e segue até 31 de maio em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.
O segundo Dia D está previsto para ocorrer em 06 de maio nas 20 UBSs da cidade, mesmo dia em que ocorre a eleição para membros do Conselho Popular de Saúde (CPS).
Serviço
Dia D contra Influenza
15 de abril de 2023, sábado, das 8h30 às 16h
Em toda as Unidades Básicas de Saúde.