Di Grassi fala em painel da COP26
Referência na mobilidade sustentável, piloto brasileiro é atração na Conferência Mundial do Clima
- Data: 09/11/2021 11:11
- Alterado: 09/11/2021 11:11
- Autor: Redação
- Fonte: BestPR
Crédito:Audi Motorsport
Embaixador da ONU para o meio ambiente, com trabalho focado na melhoria da qualidade do ar nas cidades, o piloto Lucas Di Grassi entra nesta quarta-feira (10) no palco da COP26 (Conferência Mundial do Clima), em Glasgow, Escócia, onde desde o último dia 31 a Organização das Nações Unidas promove um importante debate sobre questões ambientais.
Uma das vozes brasileiras mais ouvidas quando se trata de uso de tecnologia para melhorar a atmosfera em grandes capitais, Di Grassi vai falar sobre os avanços do esporte a motor como ferramenta para acelerar os avanços da indústria automobilística, notadamente no uso da energia elétrica como nova força motriz dos veículos. Segundo a ONU, a má qualidade do ar nas cidades está relacionada com quatro milhões de mortes todos os anos.
Entre outras realizações, Di Grassi é um dos criadores do Campeonato Mundial de Fórmula E, competição que tem liderado as iniciativas ambientais voltadas para a mobilidade – e também o primeiro evento esportivo a neutralizar as emissões desde sua estreia, em 2014.
Embaixador da ONU
Di Grassi sempre se preocupou com a questão ambiental. Em 2004, aos 20 anos de idade, Lucas criou o site bilíngue Motorista Inteligente (Smart Driver), cuja meta era ensinar as pessoas a dirigir poluindo menos.
Cada vez mais envolvido com o tema, em 2016 Di Grassi e a organização da F-E levaram um carro de corridas para acelerar na calota polar ártica. O objetivo era chamar a atenção para a aceleração do derretimento do gelo e os consequentes efeitos nos níveis do mar, além do aquecimento global. O projeto foi uma grande aventura, que se mostrou válida: em agosto de 2020, um estudo revelou que a calota gelada da Groelândia pode não mais voltar aos níveis normais e que são necessários esforços urgentes para reverter seu derretimento.
Estas e várias outras iniciativas chamaram a atenção da ONU, que convidou o brasileiro para ser embaixador da entidade na causa do combate à poluição do ar. Hoje, Lucas cumpre seu papel com palestras em todo o mundo, além de participar de várias ações. Uma das mais conhecidas é o documentário no qual Di Grassi visita Délhi, na Índia, a megalópole mais poluída do mundo, com o objetivo de expor os efeitos e dificuldades vividas pelas pessoas de baixa renda em locais de atmosfera muito poluída.
No Brasil, Di Grassi realizou em 2020 a primeira edição do Zero Summit, evento que reúne ideias e tecnologias voltadas para um futuro com redução drástica de carbono na atmosfera. O encontro voltará a ser realizado na cidade de São Paulo, nos dias 8 e 9 de dezembro.