Dez dicas de como manter uma micro ou pequena empresa

De acordo com dados do SEBRAE, divulgados no ano passado, 99% das empresas brasileiras são micro ou pequenas (MPEs). Estima-se que em 2022 existirão 12,9 milhões de Empresários individuais (EI) e MPEs formais. Ou seja, mais que o dobro, se comparado com o número de 2011 (5,8 milhões). No entanto, de cada 100 MPEs abertas […]

  • Data: 09/10/2013 14:10
  • Alterado: 09/10/2013 14:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sidney Kaczemorska, sócio da Organisys Software, empresa criadora do Bling, sistema de gestão empresarial em nuvem
Dez dicas de como manter uma micro ou pequena empresa

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De acordo com dados do SEBRAE, divulgados no ano passado, 99% das empresas brasileiras são micro ou pequenas (MPEs). Estima-se que em 2022 existirão 12,9 milhões de Empresários individuais (EI) e MPEs formais. Ou seja, mais que o dobro, se comparado com o número de 2011 (5,8 milhões).

No entanto, de cada 100 MPEs abertas no Brasil, somente 73 permanecem em atividade após os primeiros dois anos de funcionamento, os mais críticos para uma empresa.

VEJA COMO SOBREVIVER ÀS INTEMPÉRIES E CRESCER MAIS AINDA.
1) Tudo começa pelo seu planejamento. Você precisa saber para quem está vendendo seus produtos. Pesquise o mercado, conheça o seu público alvo, veja se será necessário contratar pessoal, e o que precisará em termos de infraestrutura.

2) Planejamento financeiro: não podemos gastar mais!
Uma empresa deve levar em conta os gastos das despesas básicas, como água, luz, aluguel, pessoal, telefone etc. O que você tem disponível para investir? O que é possível fazer com este investimento? Seja prudente com seus gastos e não se esqueça de criar uma poupança. Afinal, é preciso se prevenir para as épocas de vacas magras.

3) Analise suas virtudes: eu sou diferente!
Nenhuma empresa é igual a outra e com certeza você tem algo que as outras não tem. Talvez um atendimento diferenciado, disponibilidade nos fins de semana ou até mesmo a sua localização privilegiada. Não importa. Use este diferencial para se destacar entre seus concorrentes.

4) Aumente suas opções de fornecedores: nunca coloque todos os ovos na mesma cesta; nunca dependa de um único fornecedor
Não é aconselhável uma empresa ter somente um fornecedor, por melhor que ele seja. Procure por outras opções, estude os preços, os diferenciais e as qualidades de cada um deles.

5) Mostre-se ao mercado: como se tornar conhecido?
Não é só com anúncios que você se tornará conhecido. Muitas vezes seus melhores vendedores são seus funcionários e amigos. Invista neles! Conte sobre o seu negócio, peça para que eles te indiquem para possíveis clientes e aproveite as oportunidades que aparecem. Se perceber que determinada situação é uma excelente oportunidade para divulgar o seu produto, dê amostras grátis. O retorno pode te surpreender!

6) Estoque: organização é fundamental!
Tenha controle do seu estoque e nunca deixe faltar material e nem compre em excesso para sobrar. Saber quanto tempo demora para a matéria prima vir do seu fornecedor até você é fundamental.

7) Atenção à sazonalidade: inovar sempre!
Páscoa, Dia dos Pais, Festa junina, Festa da Cidade, Natal… não importa a ocasião. Crie produtos e serviços focados para estas datas. As pessoas gostam de novidades, principalmente se forem personalizadas (customizadas).

8) Invista em você: estudar e ler é essencial!
Você é o seu maior investimento. E estar atualizado com as mudanças do mercado é essencial. Leia jornais, revistas, portais, sites… tudo o que puder sobre o setor. E procure sempre fazer um curso de atualização na área empresarial. Além de conhecimento, você terá contato com potenciais clientes!

9) Finanças: pessoal x empresa: cada um na sua!
Não misture as suas finanças pessoais com as da empresa. É muito comum o pequeno empresário ver o fluxo de caixa crescer e usar este dinheiro para melhorar sua qualidade de vida, se esquecendo que a empresa, para poder crescer, tem de pagar fornecedor, fazer novos investimentos ou contratar novos funcionários.

10) Objetivos, metas e valores: não se esqueça do início.
Nunca perca de vista seus objetivos, suas metas e seus valores. É comum as pessoas se iludirem com o sucesso e se perderem. Se isso acontecer, saiba que o fracasso será inevitável! 

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  • Data: 09/10/2013 02:10
  • Alterado:09/10/2013 14:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sidney Kaczemorska, sócio da Organisys Software, empresa criadora do Bling, sistema de gestão empresarial em nuvem









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