Detran.SP: renovações de CNH por meio eletrônico batem 1,5 milhão em um ano
Licenciamentos por via digital cresceram 170%; números refletem aposta do departamento de trânsito no uso da tecnologia para facilitar a vida do cidadão
- Data: 30/06/2021 13:06
- Alterado: 30/06/2021 13:06
- Autor: Redação
- Fonte: Detran.SP
Crédito:Detran.SP
A digitalização dos serviços no Detran.SP pode ser medida em números. No período entre junho de 2020 e maio de 2021, o departamento computou 1,5 milhão de renovações de CNH por meio eletrônico. Entre junho de 2019 e maio de 2020 foram efetuadas 108 mil. Ou seja, um crescimento de 1,3 mil%.
Em relação aos licenciamentos emitidos por ferramentas eletrônicas, a quantidade aumentou de 6,1 milhões entre junho de 2019 e maio de 2020 para 16,5 milhões no último ano. Um incremento de 170% no último ano. A migração para o ambiente digital nos atendimentos totais realizados entre esses dois períodos teve um crescimento de 42% para 97%.
O resultado no período é consequência dos 165 milhões de acessos de usuários em busca dos serviços digitais do Detran.SP, tanto no portal e app do próprio departamento de trânsito quanto nas ferramentas digitais do Poupatempo. Nos primeiros meses de 2021, o Detran.SP ocupou o primeiro lugar no ranking do aplicativo do Poupatempo, com 76,7% das solicitações registradas.
Para o presidente do Detran.SP, Neto Mascellani, que completou ontem (29) um ano à frente do departamento de trânsito, o resultado é fruto do investimento maciço realizado na busca de soluções tecnológicas que facilitem a vida do cidadão. “Em tempos de pandemia, queremos que toda a população tenha uma boa experiência na utilização dos serviços públicos digitais sem sair de casa, economizando dinheiro e resolvendo suas questões com o Detran de maneira simples, com menos burocracia e mais comodidade”, afirma Neto.
Os serviços mais procurados nas redes do Detran.SP e Poupatempo são o licenciamento digital, início do cumprimento de suspensão da CNH, 1ª habilitação da CNH e agendamento de exame teórico.
O Detran.SP criou mais uma funcionalidade em seu portal para o condutor recorrer em relação à suspensão ou cassação da CNH. O departamento disponibilizou no site, na página do usuário, uma opção para adicionar procurador. O objetivo é que o condutor possa ser representado nos recursos.