Detran-SP oferece curso para médicos responsáveis por exames de condutores com deficiência

A autarquia realizou neste sábado curso para os credenciados que fazem exames médicos e avaliam processos de condutores com deficiência; haverá mais turma da capacitação ainda este ano

  • Data: 24/10/2023 08:10
  • Alterado: 24/10/2023 08:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Detran-SP
Detran-SP oferece curso para médicos responsáveis por exames de condutores com deficiência

Crédito:Divulgação

Você está em:

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) promoveu no último sábado (21) curso de atualização para médicos credenciados e profissionais que compõem bancas especiais responsáveis pela avaliação da função motora de condutores com deficiência, com carga horária de dez horas. O conteúdo foi programado com foco no aprimoramento constante desses profissionais e no incentivo ao atendimento humanizado e acolhedor desse público. Já estão abertas as inscrições para a próxima turma do curso, programada para o dia 09 de dezembro deste ano.

As aulas, ao vivo e on-line, são transmitidas via plataforma de trabalho do Detran-SP, a partir do auditório na sede do órgão, num único dia de programação, com início às 09 horas, para os médicos credenciados inscritos de todo o Estado de São Paulo. Ministrado pela Escola Pública de Trânsito (EPT), o curso conta com a consultoria da professora Júlia Maria D’Andréa Grave, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, responsável pela elaboração do manual do curso, o “Manual de Avaliação da Função Motora para Condutores com Deficiência. A médica é considerada uma das autoridades da área da Fisiatria, especialidade médica que promove a saúde por meio da prevenção de incapacidade física, da avaliação e reabilitação de indivíduos incapacitados por dor, doença ou lesão e do tratamento por medidas fisioterápicas, em lugar de clínicas cirúrgicas ou radiológicas. As normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 14.970) também embasaram a produção do conteúdo.

São abordados durante a programação conteúdos diretamente relacionados aos critérios de avaliação dos condutores, como a Anamnese (identificação da limitação do indivíduo para avaliação), a realização do exame físico geral, a avaliação clínica e funcional do aparelho locomotor do motorista, dentre outros.

Atualmente, já existe a exigência da formação obrigatória em Medicina de Tráfego, aplicada pela Associação de Medicina de Tráfego, que aborda os parâmetros do atendimento de motoristas com deficiência, para o credenciamento dos médicos avaliadores ao Detran-SP. A proposta do curso de atualização oferecido pelo EPT é a instrução atualizada e o repasse de procedimentos e informações técnicas aos profissionais, para que decidam corretamente sobre a concessão da CNH Especial a quem realmente tem essa demanda e esse direito, além do fornecimento de orientações para o atendimento humanizado e eficiente a esse público. A ideia é que apenas os cidadãos que apresentem o devido enquadramento e o parâmetro adequado para a obtenção dessa concessão possam ser beneficiados por essa política pública, que confere a isenção de imposto.

“Este trabalho precisa ter profissionais capacitados, humanizados, acolhedores, atendendo de forma eficiente. Quando a gente se propõe a mudar o mundo, precisamos começar por nós. Eu acredito que aqui nós temos uma evidente fração de pessoas que estão preocupadas em mudar o mundo. E, para isso, precisam realizar atendimento mais humanizado e acolhedor às pessoas com deficiência nos postos do Poupatempo e nas clínicas credenciadas”, comenta Talita Rodrigues, diretora de Habilitação do Detran-SP.

A professora Rosana Néspoli, gerente da Escola Pública de Trânsito, comenta que o curso de atualização teve 1.632 participantes efetivos do início do ano até o momento. Para o curso de 21 de outubro, foram matriculados 232 médicos de todo o Estado. A ideia é aumentar o número de participantes da próxima turma, de 09 de dezembro. Ela ressalta que um aspecto fundamental do conteúdo é a busca da EPT de enriquecimento dos cursos com a integração e a sensibilização dos médicos para o atendimento do público diversificado, com diferentes demandas, níveis de instrução e dificuldades de mobilidade.

Compartilhar:

  • Data: 24/10/2023 08:10
  • Alterado:24/10/2023 08:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Detran-SP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados