Detran-SP capacita servidores na prevenção de riscos e melhorias no atendimento à população 

Formação contou com a participação de corregedores da Controladoria Geral do Estado de São Paulo

  • Data: 16/11/2023 11:11
  • Alterado: 16/11/2023 11:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Detran-SP
Detran-SP capacita servidores na prevenção de riscos e melhorias no atendimento à população 

Crédito:Divulgação

Você está em:

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) realizou na última sexta-feira (10/11) capacitação de colaboradores com foco na gestão de riscos. A ação é resultado do novo planejamento estratégico para administração do Detran-SP, relacionada aos pilares da Transparência, Integridade e Excelência de serviços à população, valores inegociáveis para a nova gestão. A formação contou com a participação de corregedoresda Controladoria Geral do Estado de São Paulo. 

Durante o encontro, do qual participaram 70 colaboradores de todas as áreas do órgão de trânsito paulista, foram apresentados conceitos e objetivos da gestão de riscos, entre eles a identificação, o tratamento, o monitoramento e as respostas para eliminação de um risco pela autarquia. A ideia é capacitar os servidores a ponto de eles identificarem e neutralizarem ameaças em um processo, e também administrarem e controlarem eventuais vulnerabilidades, além de tratarem situações que possam impactar na imagem da Autarquia e comprometer processos internos. 

Responsável pela área de Auditoria Interna do Detran-SP, Waldirene Santana, que atua na administração pública há mais 25 anos, destacou: “Este evento foi pensado e planejado visando o aperfeiçoamento e aprimoramento da utilização da metodologia de controle de risco em nossa rotina. Os ensinamentos teóricos e práticos vão auxiliar todos os departamentos na identificação de possíveis e potenciais fragilidades que podem interferir no desempenho das nossas atividades. É extremamente importante essa aproximação, essa integração com a gestão de riscos em nossas rotinas diárias”. Na análise dela, a gestão de riscos serve para apoiar a melhoria contínua dos processos e aumentar a probabilidade de alcance dos objetivos da autarquia, reduzindo os riscos a níveis mínimos aceitáveis e tentando, assim, blindar a prestação de serviços tanto em relação a equívocos quanto a fraudes. “Quanto menor o risco, melhor para a imagem e a reputação do órgão, que acaba passando maior segurança na tomada de decisões”. 

Tolerância Zero à Corrupção e Busca de Excelência pelo Detran-SP 

Está sendo estruturada uma área de Compliance pelo órgão de trânsito paulista. O Detran-SP vem também fortalecendo suas unidades internas de auditoria, controle e correição. Inclusive criou em março deste ano um grupo formado por servidores voluntários para discutir e propor soluções de curto prazo sobre os temas Compliance e Integridade. 

A autarquia passou a privilegiar a atuação em cooperação com outros órgãos, como a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Controladoria Geral do Estado, no combate aos desvios de conduta e na promoção de melhores serviços à sociedade paulista. 

Na esfera de ações anticorrupção do Detran-SP, o setor de Fiscalização de Serviços Credenciados da autarquia não deu trégua às irregularidades cometidas por estabelecimentos que prestam serviços ao órgão ou que atuam clandestinamente neste mercado, fiscalizando desmontes, centros de formação de condutores (CFCs) e estampadoras, entre outros. 

Em outubro, o órgão de trânsito paulista anunciou, por meio da Portaria Normativa nº 10, a obrigatoriedade do recadastramento de todas as pessoas naturais ou jurídicas que operam atividades delegadas ou reguladas pela autarquia, como autoescolas, clínicas médicas e psicológicas, estampadoras de placas, empresas de inspeção veicular, desmontes e despachantes. Realizado ao longo deste mês de novembro, o processo tem como objetivo conferir a documentação, atualizar as informações e verificar as condições de funcionamento exigidas dos profissionais e empresas que prestam serviços à população com autorização ou por delegação do órgão paulista de trânsito, garantindo segurança e melhor atendimento ao público. A medida é mais um avanço no processo de ampla modernização do Detran-SP, que contempla a transformação digital dos processos e busca da excelência dos serviços à população.

Compartilhar:

  • Data: 16/11/2023 11:11
  • Alterado:16/11/2023 11:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Detran-SP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados