Desafio Empreendedorismo ITESCS comprova talento de jovens
Realizado no EME Alcina Dantas Feijão, evento atrai e estimula o interesse dos alunos a buscar o crescimento de suas carreiras. Instituto é um importante elo entre talentos e empresas
- Data: 02/05/2016 15:05
- Alterado: 16/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Liberdade de Ideias
Com um aplicativo voltado para o trânsito o time vencedor foi o Easy Parks
Crédito:
Na última sexta-feira, 29 de abril, o ITESCS – Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul – lotou o auditório da EME Alcina Dantas Feijão, em São Caetano do Sul, SP, para a grande final da primeira edição do Desafio Empreendedorismo ITESCS, que foi lançado no dia 11 de março, e permitiu aos alunos do curso técnico desenvolver projetos que tragam soluções inovadoras/tecnológicas baseadas nas propostas da UNESCO para o clima mundial, ecossistemas e biodiversidade.
O concurso foi destinado aos alunos dos cursos de administração, publicidade, logística, contabilidade e informática, que se dividiram em no mínimo cinco pessoas, sendo no máximo dois alunos de cada curso. Sete grupos confirmaram a inscrição e tiveram 48 dias para desenvolver um startup e disputar o prêmio de R$ 2.000,00.
Durante a apresentação dos projetos, um júri técnico (composto por empresários, universidades e instituições de tecnologia e inovação) avaliou os seguintes quesitos: pitch, clareza, aderência da proposta, aplicabilidade, equipe e inovação. O time vencedor foi o Easy Parks, que trouxe um aplicativo destinado ao trânsito, cuja função é identificar vagas de estacionamento livres na rua (para facilitar a vida do motorista, que perde muito tempo a procura de um lugar para estacionar seu veículo nas vagas públicas).
Os desenvolvedores da solução – Débora Fraga, Augusto Ferrari, Lucas Camacho, Vitória Elisa, Catherine Garcia, Wendel de Carvalho, Renan Rodriguez e Victor Rodrigues – comemoraram demais a vitória. “Para nós, a maior experiência foi a própria proposta do Desafio Empreendedorismo ITESCS, no qual fomos colocados em grupos com pessoas completamente diferentes e de cursos distintos. Assim, tivemos a chance de conhecer um pouco das outras profissões”, analisou Débora. “Foi difícil pensar em algo que estivesse no mercado e ao mesmo tempo inovador, e mantivesse uma conexão com o meio ambiente. Desta forma, resolvemos usar a tecnologia já existente, mas que surpreendesse”, completou. A equipe do aplicativo Easy Parks saiu do Alcina com alguns contatos e com a esperança de levar o projeto adiante, para que seja útil para a população de toda a região.
O diretor do Alcina Dantas Feijão, Luiz Cruz, falou sobre o quanto iniciativas como essa do Desafio Empreendedorismo ITESCS são importantes para os jovens. “Esses trabalhos deixam claro as diretrizes profissionais necessárias ao se apresentar um projeto (tempo, desenvoltura, precisão, clareza), pois é isso o que esperamos dos nossos alunos quando estiverem profissionalmente formados. É sensacional promover ações que favoreçam a iniciativa criativa e novos caminhos. Neste concurso, tivemos muito vencedores, pois tudo o que nossos alunos fizeram voltados aos seus projetos, agregou demais para o conhecimento deles, para os passos seguintes”, salientou Cruz.
Para o presidente do ITESCS, Benicio José de Oliveira Júnior, o Instituto cumpre a sua função de investir e estimular a economia de toda a região do ABC, e isso, tende começar pelos nossos jovens, que serão futuros diretores de empresas. “Foi extremamente gratificante observar a adesão que esta primeira edição do Desafio ITESCS conquistou e a forma como esses alunos aproveitaram a oportunidade. Todas as apresentações foram incríveis e mostrou o potencial desse público”, encerrou Oliveira.