Deputada propõem inclusão da Inteligência Emocional nas escolas do estado de SP

Parlamentar apresentou projeto de lei para inclusão da Inteligência Emocional (IE) na grade curricular da Educação Básica

  • Data: 01/04/2023 08:04
  • Alterado: 01/04/2023 08:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Deputada propõem inclusão da Inteligência Emocional nas escolas do estado de SP

Crianças

Crédito:Divulgação

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A deputada estadual Leticia Aguiar (Progressistas) apresentou projeto de lei para inclusão da matéria Inteligência Emocional (IE) na grade curricular da Educação Básica das Redes de Ensino Público e Privado em todo o Estado de São Paulo.

Segundo o Projeto de lei 93/2023 a disciplina terá como objetivo facilitar o aprendizado do aluno, desenvolvendo habilidades como autoestima, autonomia, cooperação, criatividade, liderança, resiliência, resolução de problemas, respeito ao próximo, saúde física e mental.

A inteligência emocional é um conceito da psicologia usado para designar a capacidade do ser humano de lidar com as emoções.

Para administrar as emoções e conquistar a inteligência emocional é preciso haver equilíbrio entre as áreas presentes nos dois hemisférios do cérebro: o esquerdo e o direito.

Para a deputada estadual Leticia Aguiar, autora do projeto, os alunos vão adquirir a capacidade de lidar com suas emoções: “A inteligência emocional na escola vai possibilitar que os alunos obtenham maior controle sobre suas emoções. A capacidade de lidar com elas é essencial no período escolar e muito útil para o futuro profissional dos estudantes”, disse a parlamentar.

Pesquisas tem demonstrado que a educação socioemocional tem contribuído para uma maior adesão a altos níveis de justiça, solidariedade, respeito e convivência harmoniosa por parte de seus alunos. Isso indica que eles terão atitudes menos individualistas, atentas ao cumprimento das leis e normas e ao bem-estar do próximo, além da redução de casos de bullying.

Na justifica do projeto a deputada Leticia Aguiar reforça a necessidade de parcerias entre escola, família e comunidade, ” …a Inteligência Emocional ajuda a potencializar o sentimento de confiança, o que contribui para uma sociedade mais forte e saudável” conclui.

Inteligência Emocional e Educação Básica

Entre as competências gerais da Educação Básica, a competência socioemocional dispõe sobre “conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas”.

A deputada estadual Leticia Aguiar (Progressistas) apresentou projeto de lei para inclusão da matéria Inteligência Emocional (IE) na grade curricular da Educação Básica das Redes de Ensino Público e Privado em todo o Estado de São Paulo.

Segundo o Projeto de lei 93/2023 a disciplina terá como objetivo facilitar o aprendizado do aluno, desenvolvendo habilidades como autoestima, autonomia, cooperação, criatividade, liderança, resiliência, resolução de problemas, respeito ao próximo, saúde física e mental.

A inteligência emocional é um conceito da psicologia usado para designar a capacidade do ser humano de lidar com as emoções.

Para administrar as emoções e conquistar a inteligência emocional é preciso haver equilíbrio entre as áreas presentes nos dois hemisférios do cérebro: o esquerdo e o direito.

Para a deputada estadual Leticia Aguiar, autora do projeto, os alunos vão adquirir a capacidade de lidar com suas emoções: “A inteligência emocional na escola vai possibilitar que os alunos obtenham maior controle sobre suas emoções. A capacidade de lidar com elas é essencial no período escolar e muito útil para o futuro profissional dos estudantes”, disse a parlamentar.

Pesquisas tem demonstrado que a educação socioemocional tem contribuído para uma maior adesão a altos níveis de justiça, solidariedade, respeito e convivência harmoniosa por parte de seus alunos. Isso indica que eles terão atitudes menos individualistas, atentas ao cumprimento das leis e normas e ao bem-estar do próximo, além da redução de casos de bullying.

Na justifica do projeto a deputada Leticia Aguiar reforça a necessidade de parcerias entre escola, família e comunidade, ” …a Inteligência Emocional ajuda a potencializar o sentimento de confiança, o que contribui para uma sociedade mais forte e saudável” conclui.

Inteligência Emocional e Educação Básica

Entre as competências gerais da Educação Básica, a competência socioemocional dispõe sobre “conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas”.

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  • Data: 01/04/2023 08:04
  • Alterado:01/04/2023 08:04
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