Depois de três anos, Stock Car volta a correr em circuito oval
Curitiba (PR) recebeu no último fim de semana a etapa que fechou a primeira metade da temporada 2021
- Data: 03/08/2021 16:08
- Alterado: 03/08/2021 16:08
- Autor: Redação
- Fonte: Stock Car
Crédito:Vanderley Soares / P1 Media Relations
Das 552 corridas da história de 42 anos da Stock Car, 42 foram disputadas em circuitos considerados ovais ou de “anel externo”. E neste domingo (8) a principal categoria do automobilismo brasileiro volta a realizar uma prova – no caso, duas – em um traçado do tipo depois de três anos. Curitiba (PR), que recebeu no último domingo (1) a sexta etapa da temporada 2021, recebe agora a abertura da segunda metade do campeonato justamente com uma corrida no traçado externo, de 2.550 metros e apenas três curvas.
É a primeira vez em três anos que a Stock Car corre em uma pista do tipo. A última vez havia sido em Goiânia na temporada 2018, na Corrida do Milhão, que foi vencida por Rubens Barrichello. Já Curitiba recebe a categoria em seu anel externo pela primeira vez em quase 12 anos. Na ocasião, em outubro de 2009, a corrida foi vencida por Ricardo Maurício. Além disso, será a primeira vez que a nova geração de carros da Stock Car, introduzida em 2020, irá correr em um traçado do tipo.
No circuito externo da capital paranaense, o domingo representará a 16ª e 17ª vez que a categoria correrá neste traçado em específico. As 15 anteriores aconteceram nos anos de 1991, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2007, 2008 e 2009. Outras pistas que já receberam corridas da categoria em ovais ou anéis externos são as de Brasília (19 provas entre 1991 e 2014), Buenos Aires (em 2005 e 2006), Goiânia (1993 ,1999, 2000, 2018) e o oval do Rio de Janeiro construído especialmente para a Indy no final dos anos 1990, e que recebeu a Stock Car em 2000 – o traçado “Emerson Fittipaldi” fazia parte do antigo Autódromo Nelson Piquet em Jacarepaguá, que foi demolido para a construção do Parque Olímpico do Rio.
A pista do final de semana de Dia dos Pais tem 2.550 metros de extensão e três curvas, apenas: o chamado “S de Baixa” ao final da longa reta principal de 980 metros, ao final da qual os carros chegam a aproximadamente 240 km/h e fazem uma forte freada de quatro segundos, fazendo o carro percorrer cerca de 180 metros em desaceleração de 1,6 G para realizar o contorno a cerca de 100 km/h.
A segunda curva é o trecho onde no circuito misto começa o miolo, mas nela os carros seguem acelerando a mais de 220 km/h e fazem uma leve curva à direita e se aproximam da frenagem para a Curva Zero, contornada a cerca de 130 km/h.
As provas deste domingo (8) têm largada a partir das 11h10 e a transmissão, ao vivo, é dos canais Band, SporTV2 e no YouTube oficial da Stock Car, além do Motorsport.TV e AutoVídeos.