Defesa Civil realiza 1º Simulado de Emergência em Itaquaquecetuba
Atividade simula situação pós desastre com objetivo de orientar comunidade local para evacuação até ponto de encontro e abrigo provisório
- Data: 20/07/2023 13:07
- Alterado: 20/07/2023 13:07
- Autor: Redação
- Fonte: Defesa Civil do Estado de São Paulo
Crédito:Reprodução
A Defesa Civil é responsável por coordenar ações de prevenção, preparação, resposta e recuperação em situações de desastres naturais ou provocados pelo ser humano. Para melhorar a preparação da população e dos órgãos envolvidos, é comum que sejam realizados simulados de diferentes tipos de desastres, como no caso de um deslizamento de terra. Por isso, a equipe de Preparação e Prevenção da Defesa Civil do Estado de São Paulo, realiza nesta sexta-feira (21), às 9h, o 1º Simulado de Emergência, no Município de Itaquaquecetuba, na rua Andirá com Rua Águas Formosas, com o objetivo de preparar a comunidade para ocorrências típicas do período de verão.
O treinamento será realizado com a comunidade que reside no Bairro Cidade Nova Louzada, local considerado como área de risco. Na simulação, a ocorrência de um deslizamento de terra já terá ocorrido e afetado parte da comunidade, e as equipes de respostas juntamente com os moradores, terão que iniciar o trabalho logo após o desastre. “Todo o cenário será voltado para a pronta resposta das equipes, que atuarão no pós desastre, na orientação da comunidade, como rota de fuga e no direcionamento para local de ponto de encontro. Importante que as pessoas que ali residem saibam como se comportar e agir durante um desastre, principalmente tendo a consciência que um novo pode ocorrer”, explicou o Tenente PM Caio Mormilo Veneziani, da Divisão de Preparação da Defesa Civil do Estado.
Também faz parte do simulado a distribuição dos Mapas Comunitário de Risco – Deslizamentos de Terra, onde será realizado um exercício com a população local explicando as informações contidas no material, além das placas de sinalização indicando, por exemplo, rotas de fuga, áreas sujeitas a deslizamentos, ponto de encontro para uma possível evacuação e local de abrigo provisório, que será localizado na EMEB, “Pré Escola Helena Sgarbi”.
O evento contará com a presença de equipes da Defesa Civil do Estado, Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação da Prefeitura Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Concessionárias de rodovias, energia e água e população local.