DAE completa 45 anos de história, marcando o início de uma nova era

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano do Sul completa 45 anos de história, nesta sexta-feira (19/12), marcando o início de uma nova era com avanços na área de saneamento

  • Data: 19/12/2014 17:12
  • Alterado: 19/12/2014 17:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: DAE - SCS
DAE completa 45 anos de história, marcando o início de uma nova era

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Se por um lado a cidade já alcançou 300% nesta área, 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado, por outro há ainda muito o que fazer. Diminuir as perdas de água, continuar a reestruturação da rede de esgoto, minimizar os impactos gerados pelas enchentes com a ampliação do sistema de drenagem urbana e colocar em prática os projetos de resíduos sólidos.

Além do trabalho de educação ambiental inédito no Brasil da Patrulha DAE – Pela Proteção da Água, que ganhou repercussão nacional, e das ações que estão evitando o racionamento em São Caetano, a autarquia está promovendo o maior investimento de sua história, cerca de R$ 35 milhões até 2016, no Plano de Sustentabilidade Corporativa, que conta com uma série de medidas para reduzir o índice de perdas na rede de distribuição dos atuais 25% para 15%, padrão internacional de excelência.

Também vale destacar as iniciativas de resíduos sólidos que serão colocadas em prática no primeiro semestre do ano que vem, principalmente, a entrega da reforma do Centro de Triagem da Coleta Seletiva, no Bairro Prosperidade, que está sendo preparado para receber a visitação de alunos da rede municipal de ensino, e a instalação de seis ecopontos e de 150 locais de entrega voluntária de materiais.

O DAE ainda tem dado atenção especial ao desenvolvimento dos servidores. Na gestão de pessoas, foram implantadas: reforma e construção de auditório do Palácio das Águas, reforma do Centro de Operação e Manutenção, ponto biométrico, exames periódicos, Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO), Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), Ciclo de Treinamentos permanente, cursos, palestras e participação ativa nos eventos setoriais e comunicação interna.

Segundo o diretor geral do Departamento, Welington Kalil, nos próximos dois anos, os moradores ganharão muito mais qualidade de vida. “O compromisso é manter, aprimorar e ampliar a eficiência dos serviços. De acordo com todas as pesquisas de satisfação do munícipe, o DAE continua sendo o setor mais bem avaliado da Prefeitura, com totais condições de se transformar numa grande referência nacional. Agradeço a todos que fizeram e que fazem parte desta trajetória de sucesso.” 

HISTÓRIA
Um marco na história da cidade. Em nove páginas, a Lei nº 1.813, de 19 de dezembro de 1969, “cria o Departamento de Água e Esgoto como entidade autárquica”. Dois dias antes, a Câmara Municipal havia aprovado a lei, que veio a ser assinada pelo prefeito da época Oswaldo Massei, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 1970.

Foi o passo mais importante para o abastecimento de São Caetano do Sul. O DAE já nascia como autarquia, ou seja, com “capacidade jurídica de direito público e autonomia administrativa e financeira”. Com isso, as possibilidades de evolução para os serviços de água e esgoto foram ampliadas e a população passaria a receber mais atenção do setor público. O capítulo que trata da organização do Departamento, descreve sua composição em Diretoria Geral, Divisões, Seções e Serviços.

RAIO X
A autarquia promove estudos e trabalhos técnicos relativos à construção, ampliação e remodelação dos sistemas de abastecimento de água e coleta de esgotos sanitários; manutenção, operação e exploração dos serviços de água e esgoto; lançamento, fiscalização e arrecadação das taxas e tarifas referentes aos serviços prestados à população; e ainda cadastro das propriedades beneficiadas pelos seus serviços.

O trabalho do DAE levou São Caetano, em 1988, a uma posição invejável no cenário brasileiro. O município tem 100% de infraestrutura de saneamento básico. Em 2009, o primeiro da Grande São Paulo a conseguir 100% de coleta e tratamento de esgoto e a cumprir sua meta no Projeto Tietê, que visa despoluir o rio Tietê e seus afluentes.

A água que abastece os sulsancaetanenses vem do Sistema Cantareira e o esgoto é tratado na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) ABC, ambos administrados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Ao todo, são 75 mil imóveis atendidos, entre residências, comércios e indústrias, ligados em 37 mil hidrômetros, num universo consumidor de 156 mil munícipes. As redes de água e de esgoto possuem, respectivamente, 446 e 326 quilômetros de tubulação instalada.

É pioneiro na utilização da água de reuso no Brasil, uma iniciativa responsável, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental. É líder nas ações educacionais e de sustentabilidade, coordenando o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), o tratamento e a destinação final do lixo e o Centro de Triagem da Coleta Seletiva, localizado no Bairro Prosperidade, onde é feita a separação e o encaminhamento dos materiais recicláveis recolhidos diariamente na cidade.

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Crédito:DAE/SCS
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  • Data: 19/12/2014 05:12
  • Alterado:19/12/2014 17:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: DAE - SCS


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