Curso gratuito de empreendedorismo capacita mulheres em situação de vulnerabilidade social
Ação é parceria entre o Sindicato da Micro e Pequena Indústria (SIMPI) e o Ministério da Mulher e faz parte do projeto Qualifica Mulher, lançado hoje pelo governo federal
- Data: 17/11/2021 17:11
- Alterado: 17/11/2021 17:11
- Autor: Redação
- Fonte: SIMPI
Joseph Couri
Crédito:Divulgação
Em parceria com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, por intermédio da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), o Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo (SIMPI), lançou hoje, dia 17, um programa que disponibiliza curso on-line de empreendedorismo para mulheres em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de orientar sobre noções de empreendedorismo, gestão empresarial, finanças e marketing. A ação faz parte do programa Qualifica Mulher, projeto lançado pelo governo federal que disponibilizará diversos cursos.
Com a parceria, o Simpi prevê atender por ano cerca de 24 mil mulheres em todo o Brasil e capacitar as participantes proporcionando noções de empreendedorismo que possibilite a abertura e a manutenção de seus próprios negócios. As inscrições para o curso de empreendedorismo podem ser feitas pelo site a partir de hoje, dia 17 de novembro.
De acordo com o presidente do SIMPI, Joseph Couri, a ideia é contribuir com a autonomia profissional e financeira por meio do treinamento sobre empreendedorismo. “Queremos oferecer capacitação e desenvolvimento de competências nas mulheres que querem empreender. Por ser virtual, o curso pode ser acessado de qualquer lugar do Brasil. O objetivo da iniciativa é possibilitar, a empregabilidade e o empreendedorismo, fomentando sua autonomia, bem apoiar a geração de renda e qualidade de vida das mulheres e de suas famílias”, declara.
Formato do curso
O curso de empreendedorismo será ministrado na modalidade on-line e é composto por onze vídeo-aulas, divididas em cinco módulos, com aulas teóricas, atividades práticas e dicas. São aulas de curta duração, com média de sete minutos cada, e exercícios de fixação em ferramenta on-line. Ao final do curso, a participante responde um formulário de auto avaliação e recebe um certificado de frequência, desde que atenda os prazos e a carga horaria.
Mulheres empreendedoras
Durante a pandemia, o desemprego no Brasil aumentou, gerando um grande impacto na economia. Atualmente, de acordo com a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, as mulheres empreendedoras representam 48% dos Microempreendedores Individuais (MEI). Por mais que as mulheres empreendam, na mesma proporção que os homens, atualmente elas são minoria nos empreendimentos estabelecidos.
SERVIÇO:
Curso Qualifica Mulher
Inscrição: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/qualifica-mulher
Programação: 11 vídeo-aulas, acessado em todo território nacional