Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAP aposta em materiais sustentáveis
Entre todos os materiais utilizados na construção, a madeira é o único que pode ser reposto na natureza
- Data: 11/04/2023 11:04
- Alterado: 11/04/2023 11:04
- Autor: Redação
- Fonte: FAAP
Crédito:
O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FAAP, tem como diferencial apostar no uso de materiais sustentáveis e estimular os alunos, desde o primeiro ano, a desenvolver trabalhos práticos, como maquetes e protótipos, utilizando esse tipo de matéria-prima. Além de contar com o canteiro experimental como método de ensino, que coloca os alunos em contato direto com a etapa da construção.
Em parceria com a Ita Construtora, uma das mais importantes empresas de construção em madeira do Brasil, através da doação de 3 metros cúbicos de eucalipto engenheirado, vai desenvolver um projeto onde os alunos vão utilizar a madeira como material construtivo, uma solução cada vez mais comum na arquitetura contemporânea.
O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FAAP, Marcos Costa explica que a madeira é o único material construtivo renovável e que seu uso na construção valoriza a árvore viva e combate o desmatamento florestal.
“A grande maioria dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil tem no concreto armado o seu sistema construtivo de referência pedagógica. É interessante verificar que projetar e construir em madeira exige conhecimentos distintos daqueles necessários para o domínio do concreto armado”, esclarece o professor Marcos.
O material será utilizado por alunos do primeiro ano do curso que vão desenvolver o projeto, a construção de uma maquete e um pavilhão em tamanho real, que será construído em um dos estacionamentos da FAAP.
Com este método, explica o professor Marcos Costa “criamos uma relação dialética entre o projeto e a obra, processo fundamental para formarmos um arquiteto urbanista capaz de lidar, de forma autônoma, com os problemas do século XXI”.
O professor da disciplina de Fundamentos de Projeto, Roberto Fialho, vai supervisionar junto aos alunos a montagem do pavilhão, que começará na primeira semana de maio. Outras disciplinas do curso também têm convergência com o projeto como Estrutura e Expressão: Concepção Arquitetônica, Desempenho Ambiental das Estruturas Urbanas e Linguagem e Expressão II: espaço e objeto.
O professor Fialho explica que “as oficinas e laboratórios da FAAP permitem excelência na construção de protótipos e maquetes e propiciam ao aluno dominar conceitos tecnológicos e estruturais aplicados à construção”.
Clique aqui para conhecer o curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAP.