Curso capacita voluntários para cuidados e proteção animal

Curso prepara voluntários que desejam auxiliar no Centro de Controle de Zoonoses sancaetanense

  • Data: 23/01/2014 17:01
  • Alterado: 23/01/2014 17:01
  • Autor: Erik Oliveira
  • Fonte: PMSCS
Curso capacita voluntários para cuidados e proteção animal

Crédito:

Você está em:

A fotógrafa Bruna Martins, de 22 anos, é apaixonada por bichos e não mede esforços para fazer o bem e contribuir com a chamada ‘causa animal’. Por isso, juntamente com a mãe, Elaine Martins, e a prima Ariana Aranda, não teve dúvidas em participar do curso destinado à capacitação de voluntários para cuidados e proteção animal de São Caetano do Sul, orientação que foi oferecida pelo Centro Integrado de Vigilância à Saúde Dr. Oswaldo Cipullo (Civisa) da Prefeitura, na tarde desta quinta-feira (23/1), no Parque Botânico e Escola Municipal de Ecologia Presidente Jânio da Silva Quadros, situado no Bairro Mauá. A iniciativa visou preparar as pessoas que tenham interesse em ajudar os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) sancaetanense a prestar cuidados a cães e gatos que esperam por adoção naquele espaço.

 “Os animais precisam de atenção. Então, não custa nada reservar um tempinho dos nossos dias para cuidar dos bichos”, destacou Bruna que, no curso, aprendeu a adotar alguns procedimentos especialmente com cães, como colocar a guia de forma correta e a questão do manuseio, o que evita incidentes, além do papel do CCZ, legislação e programas.

O veterinário Reinaldo Perez, que atua no Civisa e ministrou a orientação em conjunto com Bárbara Veronez, enfatizou aos participantes sobre a importância de se estar pronto para prestar o auxílio aos funcionários do CCZ. “Esse trabalho exige atenção redobrada porque é destinado ao trato de animais que estão trancados, na maior parte do tempo. Sendo assim, os voluntários, que precisam ter mais de 18 anos, devem levá-los para passear pelas dependências do Civisa para melhorar suas condições, aliviar o estresse e diminuir os riscos de doenças, entre outras benesses. Porém, sem acidentes.”

PRÁTICA – Os guardas civis municipais de São Caetano, Coelho e Henrique, acompanhados do pastor alemão preto Luc e do malinois Zander, respectivamente, do canil da corporação, demonstraram na prática técnicas destinadas aos cuidados com cães, com vistas a preservar a integridade das pessoas e também dos bichos. “O pessoal tem de ter a exata noção que os animais que estão pelas ruas ou no CCZ não são iguais aos de casa. É necessário ter preparo e atenção para manipular”, advertiu.

MIAUDOTE – Em 2013, a Prefeitura de São Caetano criou o Miaudote, Feira de Adoção de Cães e Gatos, que ocorre mensalmente na cidade. Porém, se o morador tiver interesse em levar um animal para casa, ele não precisa necessariamente participar do Miaudote. Basta se dirigir até o Civisa (Rua Justino Paixão, 141, Bairro Mauá), ter mais de 18 anos e estar munido de cédula de identidade, CPF e comprovante de endereço. No ato da adoção, os veterinários da unidade estão à disposição para fornecer orientações sobre como melhor adequar o novo membro à família.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 23/01/2014 05:01
  • Alterado:23/01/2014 17:01
  • Autor: Erik Oliveira
  • Fonte: PMSCS









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados