Cultura de SP e RJ assinam termo de cooperação para intercâmbio entre artistas
Documento prevê uma parceria entre os governos municipais em ações na área da Cultura, levando em conta particularidades regionais
- Data: 18/06/2021 09:06
- Alterado: 18/06/2021 09:06
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Cultura
Secretarias de cultura de RJ e SP assinam termo de cooperação técnica para intercâmbio entre artistas
Crédito:Gui Espíndola
Um termo de cooperação técnica foi assinado entre as prefeituras de Rio e São Paulo, visando a um intercâmbio entre artistas das duas cidades. A cerimônia, conduzida pelos secretários de Cultura Alê Youssef, de São Paulo, e Marcus Faustini, do Rio, ocorreu nesta quinta-feira, dia 17 de junho, no Palácio Rio 450, em Oswaldo Cruz, zona Norte do Rio.
“A nossa discussão aqui é trazer a visão do território para o centro da vida pública, práticas para a gente retomar a cultura brasileira. Primeiro este encontro de São Paulo com Rio, duas cidades que se somarem esforços de defesa e troca de experiências será possível combater os ataques do governo federal à Cultura. Outra coisa é acabar com o bairrismo e furar bolhas, construir pontes e deixar a cultura no eixo central da vida social das nossas cidades, nossos estados e nosso país”, comenta Youssef.
“Esta troca já existe entre as duas cidades desde janeiro, este ato é mais para marcar. Mais um passo nesta perspectiva de união entre os municípios, para suprir a ausência do governo federal. Fizemos questão de assinar este termo em Madureira, que será uma das zonas de cultura”, comenta Faustini.
Em seguida, Faustini e Youssef conversaram com agentes culturais do Rio, em especial, de Madureira, bairro escolhido para estrear o programa “Zona de cultura”, de territorialização e fomento. O mini tour terminou com a famosa feijoada da Tia Surica.
O documento prevê uma parceria entre os governos municipais em ações na área da Cultura, como projetos conjuntos, troca de saberes, experiências e reflexões acerca das leis de incentivo à cultura, editais de fomento, carnaval de rua, programas de formação cultural para jovens e intercâmbio cultural.
“O protagonismo do Rio existe, apesar da péssima gestão Crivella, assim como o do país, apesar de terem acabado com o MinC. A referência existe. A potência do Rio é real, para os cariocas e todos os brasileiros. Está na alma. Isto aqui hoje vislumbra um futuro muito bacana”, diz Youssef.
Alê Youssef foi procurado por Faustini em janeiro, e eles trataram da criação de um grupo de trabalho para trocar experiências. Entre os temas da conversa, programas de fomento e de incentivo realizados ou reconfigurados nos últimos anos.
Será criado um Plano de Trabalho, no qual devem constar objetivos, metas e cronograma de ações, acordado e assinado por ambos os partícipes. A ideia não é a de reproduzir projetos idênticos nas duas cidades, mas sim estabelecer parcerias e compartilhar ideias, pensando na aplicabilidade delas nos diferentes contextos locais.
Para o secretário de São Paulo, além da necessidade inequívoca de parceria entre as cidades, é preciso compreender que estamos fazendo aqui um marco civilizatório contra a barbárie e o pensamento contra a estupidez.
“Valorização da democracia, não aceitar o ódio, a criminalização da arte e do artista. Hoje, estamos olhando a partir das duas maiores cidades do Brasil e dizendo para o governo Federal que nenhum sistema vai nos calar, isto não vai acontecer, porque temos entes federativos capazes de resistir a esta esculhambação patética com a cultura do Brasil. Neste sentido, esta dimensão política de resistência, cultural, pró ativa das duas maiores cidades do país está neste termo assinado hoje.”
O prazo do documento é de 12 meses a partir da data da sua assinatura, podendo ser prorrogado em comum convênio entre as partes.
#ArteÉOcupar
Em abril, os dois secretários abriram a série de lives #ArteÉOcupar, justamente sobre as possíveis parcerias para o futuro, com o entendimento conjunto de que a cultura deve estar no centro do eixo de desenvolvimento econômico e social do país. Confira no IGTV da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.