Cris Escudeiro recebe Medalha Di Thiene pela sua trajetória de dança e sua dedicação
Artista referência em danças étnicas da região do ABC Paulista é um expoente nas pesquisas de danças circulares e pesquisas de danças do mundo
- Data: 07/08/2023 11:08
- Alterado: 07/08/2023 11:08
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Dançarina Cris Escudeiro recebe Medalha Di Thiene pela sua trajetória de dança e sua dedicação pela arte na região
Crédito:Divulgação
Neste último domingo (6), às 10 horas, foi realizada a cerimônia de entrega da ‘Medalha di Thiene’, mérito cívico de personalidades e entidades que prestam serviços de relevância à coletividade e que contribuem de forma destacada e decisiva para o desenvolvimento de São Caetano do Sul.
A honraria concedeu a homenagem para a dançarina Cris Escudeiro. Coreografa, professora e pesquisadora de danças étnicas, a artista é a principal referência em danças étnicas da região do ABC Paulista e uma das referências no Estado de São Paulo.
“Feliz pelo reconhecimento de minha trajetória como artista da dança na cidade. Que arte seja sempre minha ferramenta de transformação e resistência na sociedade e possa continuar por muitos anos fazendo a diferença na vida das pessoas. Viver de arte é uma luta diária, mas vale cada gota de suor”, conta Cris Escudeiro.
A medalha faz jus a sua trajetória. Atuante na cidade de São Caetano, há 22 anos vem orientando e formando profissionais, realizando palestras e vivências práticas em escolas de dança, e ampliando seus trabalhos para outras cidades do ABC Paulista, São Paulo e outros estados do país levando conhecimento e divulgando, através da notoriedade de seu trabalho, a representação de São Caetano para outras regiões.
A cerimônia aconteceu no salão nobre da Câmara Municipal de São Caetano do Sul (Av Goiás, 800) e homenageou 40 personalidades da cidade.
Sobre Cris Escudeiro
Com 22 anos de experiência é uma das mais respeitadas profissionais na área de danças do mundo e danças circulares e está à frente da Cia Danza Libre, realizando diversos trabalhos voltados aos temas que aborda.
Referência no ABC Paulista e a notoriedade no assunto na cidade de São Caetano do Sul, realiza palestras, workshops e montagem de grupos de aula e danças específicas em sua linguagem artística.
Seus intensos trabalhos de pesquisa e dança fazem um resgate histórico sobre os povos do mundo e suas origens e descendências, suas histórias, ondas migratórias e o sincretismo cultural com o país.
Professora de cursos de extensão da São Paulo Escola de Dança na cidade de SP e escolas de danças no município (A3 e Movimentação). Também atua na área corporativa e setores público-privado ministrando workshops e vivências proporcionadas para empresas e seus colaboradores e diretoria através de dinâmicas de grupos, como o Sebrae, CECAPE, Conjunto empresarial Berrini, entre outros.
Realiza mensalmente o Baile Circular, evento itinerante onde são proporcionadas vivências temáticas de danças circulares.
Em Danças Circulares ministra oficinas de dança de diversos segmentos direcionadas ao público da terceira idade nos Cises e Fati-Fatej, oficinas culturais de capacitação para professores da rede municipal de ensino de São Caetano do Sul e oficinas de convívio em escolas de ensino infantil também na cidade.