Crianças de Ribeirão Preto e do Amapá se conectam em prol da Amazônia

Live vai possibilitar que estudantes troquem conhecimentos sobre as diferentes realidades em que vivem e aprendam mais sobre a maior floresta tropical do mundo

  • Data: 01/09/2021 09:09
  • Alterado: 01/09/2021 09:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Colégio Marista
Crianças de Ribeirão Preto e do Amapá se conectam em prol da Amazônia

Mazagão Velho

Crédito:Divulgação

Você está em:

Alunos do período integral do 2º e 3º anos do Colégio Champagnat se encontrarão, por meio de uma live, com crianças de Mazagão Velho, município com aproximadamente 7,5 mil habitantes, a 63 km da capital do Amapá, Macapá. O evento será no dia 03 de setembro, para lembrar o Dia da Amazônia (05/09) e trocar experiências entre duas realidades bem distintas. As crianças amapaenses fazem parte do grupo cultural Raízes do Marabaixo, e um dos assuntos em pauta é a preservação da Amazônia.

De acordo com a professora Gabriela Pinheiro Penha, do Colégio Champagnat, os alunos expressam muita preocupação com as imagens que assistem pela TV de incêndios e derrubada de árvores na maior floresta tropical do mundo. “Eles sofrem com essa situação e querem aprender mais sobre o assunto”, conta. 

A ideia de trocar informações com as crianças que vivem na região amazônica surgiu em sala de aula, quando a professora percebeu que os alunos imaginavam uma floresta um tanto diferente do que é realmente. “As crianças pensavam que lá viviam bichos como ursos panda, leões, girafas e elefantes”, recorda-se.

A professora começou, então, a inserir a Amazônia nas disciplinas como Ciências, História, Geografia e Português. “Nós começamos a ler livros infantis sobre a região e a conhecer lendas como a do Pirarucu”, explica a professora. O colégio também organizou uma exposição com fotografias da floresta, da população e cultura da região.

E para estreitar ainda mais as relações com a floresta e a população local, a professora decidiu, então, conectar as crianças daqui com as de lá.  A live será uma oportunidade de intercâmbio, sem precisar tirar os pés do chão. “Será uma troca muito rica de conhecimentos, um momento de desmistificar algumas informações e aprofundar outras”, projeta a professora.

Compartilhar:

  • Data: 01/09/2021 09:09
  • Alterado:01/09/2021 09:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Colégio Marista









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados