Cream de São Caetano realiza 100 atendimentos em 2023
Centro de Referência Especializado em Assistência à Mulher (Cream) engloba vários serviços destinados à proteção e reintegração da mulher vítima de violência
- Data: 16/01/2024 16:01
- Alterado: 16/01/2024 16:01
- Autor: Bignardi Junior
- Fonte: PMSCS
Centro de Referência Especializado em Assistência à Mulher de São Caetano
Crédito:Letícia Teixeira / PMSCS
Inaugurado em julho de 2023 pela Prefeitura de São Caetano do Sul, o Cream (Centro de Referência Especializado em Assistência à Mulher) engloba vários serviços destinados à proteção e reintegração da mulher vítima de violência. Em seis meses, foram 100 atendimentos psicossociais (99 mulheres e um homem agredido pela esposa), orientação jurídica, cursos profissionalizantes e o Sebrae Aqui, porta de entrada para quem busca uma solução para começar a empreender.
O Cream tem como prioridade garantir às mulheres referenciadas seu acesso a direitos integrais, visando ao rompimento do ciclo de violência existente, estimulando a autoestima e promovendo a autonomia e o protagonismo de cada uma, respeitando seus desejos, projetos e peculiaridades. Atualmente, há cerca de 60 mulheres com medidas protetivas em São Caetano.
“A mulher que é agredida, vilipendiada, merece ter um canal como o Cream. Este canal, inclusive com acesso a emprego, ajuda a acelerar a sua reintegração e a retomada da independência financeira. Quando a mulher vem para cá, ela receberá muito apoio, uma mão amiga do Cream, que lhe oferecerá carinho e acolhimento”, ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior.
O Cream está localizado na Avenida Senador Roberto Simonsen, 502, Bairro Santo Antônio, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. São 10 mulheres que trabalham no centro: a coordenadora do Cream e advogada, Maria Aparecida da Silva; duas psicólogas; duas assistentes sociais; uma advogada; uma pessoa na limpeza; uma motorista e duas colaboradoras. O telefone é o 4228-8902.
O local é equipado, também, com uma viatura da Patrulha Maria da Penha (a segunda da cidade), resultado de emenda do deputado estadual Thiago Auricchio, autor do Código Paulista de Defesa da Mulher.
Com o Cream, São Caetano reforça sua condição de referência na defesa da mulher. Além do centro, a cidade possui outros equipamentos e ações voltadas ao público feminino na cidade, como o Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), a Casa da Gestante, a Delegacia da Mulher, a Patrulha Maria da Penha e o Código Municipal de Defesa da Mulher.
PARCERIAS
O Cream tem parcerias com psicólogos, assistentes sociais, segurança, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Plajam (Plantão Jurídico de Atendimento à Mulher). “O Cream é o elo entre as moradoras e toda a rede de serviços de São Caetano, que garantem acesso a tudo o que temos disponibilizado, como equipamento e profissionais que fazem a diferença na vida de muitas famílias, porque quando cuidamos da mulher, cuidamos das gerações”, enfatizou o secretário da Seais (Secretaria de Assistência e Inclusão Social), Thiago Mata.