Crea-SP lança campanha sobre riscos do improviso
Iniciativa gera conscientização sobre importância das profissões da área tecnológica
- Data: 24/08/2023 13:08
- Alterado: 24/08/2023 13:08
- Autor: Redação
- Fonte: Crea-SP
Crédito:Divulgação
Na Engenharia, Agronomia ou nas Geociências. A segurança de obras e serviços só é garantida quando há um profissional da área tecnológica responsável. Para conscientizar a sociedade sobre isso, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) lançou uma campanha chamada ‘Improviso Aqui Não’, que expõe os riscos da execução leiga de atividades que são de competência das profissões do Sistema Confea/Crea.
São comerciais, que já estão disponíveis na TV Crea-SP, além de peças publicitárias com o slogan ‘Sem um profissional responsável, o responsável é você!’. Iniciada neste mês de agosto, a campanha protagonizou uma projeção de vídeo no Largo da Batata, na Zona Oeste paulista, que simulava o desabamento de um prédio sem manutenção ou acompanhamento profissional.
“É muito importante esse tipo de conteúdo para desmistificar pensamentos de senso comum. Porque não é raro encontrar obras sendo feitas por pessoas sem formação em Engenharia, cultivos e defensivos agrícolas sendo criados a partir apenas da vivência no campo e intervenções geológicas sem o devido cuidado. Mostrar o trabalho da área tecnológica e o conhecimento dos profissionais reforça o papel deles na sociedade”, explica a jornalista Priscilla Marques, superintendente de Relações Institucionais e Comunicação do Conselho.
A iniciativa compõe a frente de ações de valorização profissional promovida pelo Crea-SP. “O profissional precisa desse reconhecimento, não só por parte do Conselho, que já o tem, mas também pela população. É uma certificação a mais que as pessoas passam a ter de que é necessário buscar sempre um engenheiro, agrônomo, geocientista e tecnólogo habilitado e registrado”, destaca o vice-presidente no exercício da Presidência do Conselho, engenheiro Mamede Abou Dehn Jr.
Além da comunicação feita no canal do YouTube, a campanha ‘Improviso Aqui Não’ também circula nas redes sociais e em veículos de mídia.