Cras Norte promove encontro de jovens em Diadema

Cras Leste também realiza atividades semelhantes, que visam colaborar com discussões pertinentes ao público participante

  • Data: 02/09/2022 09:09
  • Alterado: 15/08/2023 23:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Cras Norte promove encontro de jovens em Diadema

Os encontros ocorrem na terceira quinta-feira de cada mês

Crédito:Divulgação Secom/PMD

Você está em:

O Cras Norte (Centro de Referência em Assistência Social) realiza desde abril encontros para jovens entre 15 e 29 anos. Os grupos já ocorriam antes da pandemia de Covid-19 e foram suspensos no período mais crítico das infecções. O grupo tem por finalidade suscitar reflexão sobre um tema de interesse dos jovens, sobre vulnerabilidades e riscos, ou potencialidades, identificados no território, contribuindo para o alcance de aquisições, em especial, o fortalecimento dos laços comunitários, o acesso a direitos, o protagonismo, a participação social e a prevenção a riscos.

Assistente social e coordenadora técnica no Cras Norte, Pollyanna Rizzoli Santos explicou que a realização dos encontros são previamente organizados e ocorrem uma vez por mês, com definição de objetivos a serem atingidos pelos jovens, sob a condução da equipe técnica. “Atualmente temos como parceiros a Coordenadoria de Políticas Públicas de Juventude de Diadema e o convite foi estendido à Ficar de Bem CRAMI – Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos, para atuar com os adolescentes da região”, pontuou. Além do Cras Norte, o Cras Leste também tem promovido grupos de jovens.

Os encontros ocorrem também com a expectativa é de promover a reflexão das relações familiares e comunitárias, o desenvolvimento de potencialidades dos jovens e a mobilização da comunidade com objetivo de possibilitar reconhecimento social no sentido de vê-los como apoio sociocomunitário. “Usamos como estratégias apresentações de filmes e atividades que despertem o diálogo e reflexão entre eles”, completou Pollyanna.

A coordenadora de Políticas para a Juventude de Diadema, Rafaela Boani, tem atuado nos encontros com material para enriquecer os debates, além de adequar a linguagem para os jovens. “Às vezes as pessoas sentem dificuldade de se comunicar com outras gerações, mas a gente pode atuar para que essas diferenças não impeçam o diálogo”, explicou. A coordenadoria tem levado materiais para discussões sobre racismo, preconceitos, sobre as violências que enfrentam nos seus cotidianos, entre outros temas. A ideia é também abordar temas como formação política.

“A gente notou que existe uma demanda para os jovens, os jovens adultos, que as vezes já tem o seu núcleo familiar, já tem filhos, mas também tem a necessidade de conversar sobre a sua vida, seus desafios, então esse espaço é justamente para isso”, complementou Rafaela. Segundo a coordenadora, a ideia é expandir os encontros para os estudantes das escolas estaduais do município.

Os encontros ocorrem na terceira quinta-feira de cada mês, a partir das 14 horas. A participação é gratuita e sem necessidade de inscrição prévia. O Cras Norte fica na Praça Celite, s/nº, Campanário.

Compartilhar:

  • Data: 02/09/2022 09:09
  • Alterado:15/08/2023 23:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados