CPTM terá operação especial na Linha 9-Esmeralda para atender o público da Fórmula 1

Nos dias 12, 13 e 14 de novembro, haverá trens extras para atender eventual aumento de demanda

  • Data: 11/11/2021 09:11
  • Alterado: 11/11/2021 09:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: CPTM
CPTM terá operação especial na Linha 9-Esmeralda para atender o público da Fórmula 1

Crédito:José Cordeiro/ SPTuris

Você está em:

Mais uma vez, a Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deverá ser a principal opção de transporte público para irá ao Autódromo de Interlagos, na zona sul da capital paulista, para o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.

Para isso, a companhia terá uma operação especial nos três dias para facilitar o trajeto das pessoas que vão utilizar o transporte para o evento que será realizado nos dias 12, 13 e 14 de novembro. A Estação Autódromo fica a cerca de 600 metros do Portão G do autódromo, e existirão opções de ônibus para transportar os passageiros até esta entrada.

As equipes de atendimento nas estações e trens e de manutenção serão reforçadas durante os três dias de evento no autódromo. A estratégia operacional adotada prevê trens extras que estarão estrategicamente posicionados ao longo da linha para atender a um eventual aumento de demanda durante o período do evento.

O intervalo entre trens também terá um esquema especial na programação para facilitar a chegada do público ao GP.

– Na sexta-feira (12/11), dia dos primeiros treinos livres, os intervalos serão os mesmos de um dia útil. Além disso, entre 6h e 19h30 a CPTM deixará três trens disponíveis para eventual necessidade em caso de aumento de demanda.

– No sábado, é importante lembrar que haverá a “Sprint Race”, uma corrida que define o grid de largada. Desta forma, a movimentação neste dia deve ser similar à que será observada no próprio domingo, dia da prova, o que justifica que a circulação seja especial no sábado também.

Entre 6h e 19h30 a CPTM terá à disposição três trens para eventuais necessidades em caso de aumento de demanda.

Entre 7h e 17h30, os trens vão operar com intervalos médios previstos para o sábado, e entre 17h e 19h30, haverá um loop interno entre as estações Grajaú e Pinheiros. No sentido Grajaú, os trens chegam vazios em Pinheiros e seguem até o Grajaú. Entretanto, quando retornam a Pinheiros estas mesmas composições chegarão na Estação Autódromo vazias para receber o grande fluxo de passageiros que saem do local das provas.

O intervalo entre os trens neste período será de cinco minutos entre Pinheiros e Grajaú, enquanto no trecho entre Osasco e Pinheiros, onde a demanda não será afetada por conta da corrida, o intervalo médio será de 10 minutos. E vale lembrar que, mesmo com a operação especial entre Pinheiros e Grajaú, a CPTM terá trens fazendo a viagem completa – entre Osasco e Grajaú – durante todo o horário da operação comercial.

– No domingo, dia do Grande Prêmio de Fórmula 1, entre 6h e 18h 30 também haverá composições à disposição da CPTM em caso de necessidade, e entre 15h30 e 18h30 será repetido o loop interno entre Grajaú e Pinheiros do dia anterior. Nos demais horários em que não haverá loop, inclusive o período da manhã, a CPTM ofertará trens com intervalos médios menores que o previsto para o domingo.

Para turistas de outros países, haverá mensagens de orientação e avisos sonoros com informações em inglês e português na Estação Autódromo, onde, excepcionalmente, também serão aceitos bilhetes de metrô. Serão instalados gradis para o direcionamento de fluxo na estação.

Compra antecipada de bilhete

Para facilitar o embarque nas estações, a CPTM recomenda a compra antecipada do bilhete pelos meios digitais WhatsApp (11 3888-2200) e aplicativo TOP, além da opção dos mais de 2 mil pontos comerciais parceiros distribuídos pela Região Metropolitana e Capital. A passagem também pode ser adquirida nas máquinas de autoatendimento (ATM) nas estações.

Além disso, a CPTM reforça o pedido de atenção para que o passageiro não molhe ou amasse o seu bilhete QR Code para não interferir no momento da validação na catraca.

Os passageiros podem entrar em contato com a Central de Relacionamento 0800 055 0121 e acompanhar informações pelas redes sociais da companhia.

Compartilhar:

  • Data: 11/11/2021 09:11
  • Alterado:11/11/2021 09:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: CPTM









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados