CPS realiza webinar internacional sobre desafios da educação digital
Especialistas de Espanha e Portugal irão tratar do marco europeu para avaliação na educação digital e experiências no ensino remoto
- Data: 24/06/2020 11:06
- Alterado: 24/06/2020 11:06
- Autor: Redação
- Fonte: CPS
Primeiro evento da série ‘Conexões Internacionais’ será transmitido ao vivo pelo canal da ARInter do CPS no Youtube
Crédito:Divulgação
Para debater as demandas relativas aos avanços da educação digital, que se tornaram ainda mais evidentes diante do cenário imposto pela pandemia do novo coronavírus, o Centro Paula Souza (CPS), por intermédio da Assessoria de Relações Internacionais (ARInter), promove nesta quarta-feira (24), às 15 horas, o webinar internacional Desafios da Educação Digital: Portugal e Espanha. Trata-se do primeiro evento da série Conexões Internacionais e será realizado em parceria com a Red Internacional para el Trabajo (Riet), da Argentina. Assista aqui!
O encontro será mediado pela assessora de Relações Internacionais do CPS, Marta Iglesis, e contará com a participação dos especialistas Antonio de Padua Palacios Rodríguez, da Universidade de Sevilha, na Espanha; Susana Amante, do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal; Rodrigo Lourenço e Angela Lemos, pró-presidente e vice-presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, também de Portugal.
Dentre os temas a serem abordados estão a competência digital do professor diante da educação do século 21; os desafios da educação a distância (EaD) no Ensino Superior: recursos tecnológicos, projetos e autonomia do aluno; bem como a adequação do processo de ensino-aprendizagem à realidade da EaD. Serão tratados ainda o marco europeu para avaliação na educação digital e as experiências dos institutos politécnicos portugueses sobre a necessidade de transposição do ensino presencial para o remoto.
Competências do líder
O segundo webinar da série está programado para dia 2 de julho, a partir das 13h30, e irá tratar do tema As competências do líder no desenvolvimento de equipes colaborativas. A transmissão também será feita pelo Youtube.
O público-alvo são os gestores escolares, que serão convidados a refletir sobre as competências do líder em temas relacionados à mudança do trabalho presencial para o remoto. Entre os assuntos abordados estão a importância da autogestão, o desenvolvimento de equipes colaborativas, os impactos da nova normalidade e o desenvolvimento do anti-frágil. A discussão será feita por meio do compartilhamento de experiências de especialistas da Argentina, Espanha e de Portugal.