“Cores do amanhã” abre votação popular para grafite em escolas de São Bernardo
Professores de escolas públicas instruíram alunos para criarem ilustrações sobre Biodiversidade
- Data: 26/07/2023 08:07
- Alterado: 26/07/2023 08:07
- Autor: Redação
- Fonte: Horizonte Educação e Comunicação
Cores do amanhã
Crédito:Divulgação / Horizonte
O Projeto Cores do Amanhã é uma iniciativa cultural presente em 10 cidades do Brasil, que utiliza o grafite como meio de expressão para discutir a questão da cidadania. Na cidade de São Bernardo do Campo (SP), professores da rede estadual de ensino participaram, maio, de uma oficina sobre “Biodiversidade”, e incentivaram os alunos a refletirem em sala de aula, para criarem ilustrações que retratem a visão deles sobre a temática. Através de votação popular, que acontece online entre os dias 31 de julho e 03 de agosto, duas escolas terão seus muros grafitados com inspiração nas artes vencedoras dos alunos.
Unindo arte, educação e responsabilidade social, os professores estiveram presentes na primeira etapa do projeto “Cores do Amanhã”, que aconteceu no município no dia 02 de maio. Com o tema “Biodiversidade”, eles participaram de uma oficina que abordou assuntos como preservação de espécies e habitats, importância da diversidade genética e desenvolvimento sustentável. O projeto envolveu 22 escolas da cidade, e contou com a participação de 2.550 alunos e 48 professores, resultando em um total de 168 desenhos inscritos.
Na próxima etapa, as melhores ilustrações passam por uma votação popular, aberta aos professores, alunos, familiares e à comunidade, através do site www.projetocoresdoamanha.com.br/. As votações acontecem entre os dias 31 de julho e 03 de agosto, e os vencedores serão anunciados no site e nas redes sociais. Duas escolas de cada cidade ganham o Dia do Grafite, e irão receber um workshop sobre o método, para depois terem seus muros grafitados com inspiração nas artes vencedoras dos alunos. Ao final do projeto, um livro com o registro das ilustrações dos alunos e dos muros grafitados será produzido, com exemplares distribuídos gratuitamente para todas as escolas participantes.
O Brasil é um dos países com maior biodiversidade do mundo, e a oficina de Biodiversidade trouxe aos professores informações para tratar do tema, fundamentadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluídos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Entendendo tópicos como a proteção e recuperação dos ecossistemas terrestres, a importância da biodiversidade para a vida na Terra, a necessidade da preservação das espécies e seus habitats, e as riquezas de cada bioma, os professores puderam transmitir o conhecimento aos alunos, contribuindo para o crescimento de uma geração mais consciente.
“Nosso desejo é que o tema inspire a reflexão dos alunos sobre a importância da preservação do planeta e seres vivos, e os professores os incentivem a criar ilustrações que promovam o autocuidado para toda a comunidade do entorno escolar”, afirma Allan de Amorim, coordenador de projeto da Horizonte Educação e Comunicação.
O projeto Cores do Amanhã em São Bernardo do Campo tem o patrocínio da Suvinil, parceria com a Diretoria de Ensino Região de São Bernardo do Campo, realização da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.